NotíciasRafard

Técnicos e produtores discutem diretrizes da nova associação em Rafard

22/07/2016

Técnicos e produtores discutem diretrizes da nova associação em Rafard

Instalação da ASSOHORTE beneficiará agricultura familiar e desenvolvimento regional
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

RAFARD | Após o anúncio oficial da conquista de uma associação para os agricultores familiares, técnicos e produtores se reuniram no início de julho, no sítio Possobom, em Mombuca, para sanarem dúvidas a respeito da Associação dos Produtores de Hortaliças de Rafard, Capivari e Região (ASSOHORTE) e conhecerem as diretrizes do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, conquista do prefeito de Rafard, César Moreira, e de sua equipe de governo.
Na reunião, o diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Piracicaba, Sério Diehl, explicou os detalhes mais importantes, como por exemplo, a competitividade e garantia de resultado perante o mercado comprador, enaltecendo que cada um pode fornecer aquilo que produz (em grande ou média escala) somado a produtores do mesmo ramo ou distintos, de modo a patentear uma marca (para as vendas) e alavancar o agronegócio.
“A responsabilidade em manter o compromisso e a distribuição das quantias acertadas entre associação e produtor é fundamental para o bom andamento da ASSOHORTE, assim como encontros semanais que servem para alinhar ideias e evitar futuras complicações”, avalia Diehl.
A variedade de hortaliças e frutas foi um ponto destacado por Diehl, já que Rafard, Capivari e Mombuca e as demais que compõem a região possuem uma vasta diversidade, o que agrega fundamentalmente ao consumidor. “Buscar soluções em cidades próximas, de modo a ampliar as opções dos clientes também é muito válido”, acrescenta.
O engenheiro agrônomo do EDR Piracicaba, Gustavo Ferraz de Arruda Vieira, falou sobre os valores do convênio: R$ 750 mil que serão para investimentos em projeto de construção da sede e barracão, compra de equipamentos, maquinários, 1 caminhão refrigerado, construção da sede, entre outros, mais R$ 700 mil, para adequação das estradas municipais rurais, o que facilitará no escoamento da produção e comodidade dos moradores desta área.
“Com a instalação da nova sede da ASSOHORTE, em Rafard, muitas pessoas serão beneficiadas, desde agricultores familiares e seus empregados nas lavouras até os funcionários da Associação, gerando mão de obra para os serviços de seleção, embalagem, higienização, entre outros. Com isso, as mercadorias sairão semiprontas para consumo, facilitando a logística de distribuição e o acesso por conta dos clientes”, pontua Marcio Jacob Hessel, chefe do departamento de Agricultura e Pecuária de Rafard.
Programas que ajudam a comercialização dos produtos também foram abordados, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo, que é responsável pela distribuição das hortaliças e frutas na merenda escolar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?