CapivariMombucaNotíciasRafard

Temperatura mínima de 1,2°C, com geada, é a menor em 22 anos

20/06/2016

Temperatura mínima de 1,2°C, com geada, é a menor em 22 anos

Moradores registraram carros cobertos por camada de gelo em Capivari
Morador do bairro Engenho Velho também flagrou gelo em seu veículo (Foto: Ricardo Ferreira/Arquivo Pessoal)
Morador do bairro Engenho Velho também flagrou gelo em seu veículo (Foto: Ricardo Ferreira/Arquivo Pessoal)

REGIÃO | A temperatura mínima registrada na madrugada de segunda-feira, 13, na estação meteorológica convencional de superfície do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi de 3,5°C, com registro de geada. A menor mínima deste ano, anterior à desta data, havia sido no dia 10 de junho, com 5,5°C.
Em Capivari, de acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), localizado na cidade, entre às 4h e 5h, a estação registrou a temperatura mínima de 1,2ºC. Moradores registraram camadas de gelo em carros estacionados na parte externa. Queila Stefano, moradora do bairro Nova Aparecida, enviou fotos do carro para a rádio local. Ricardo Ferreira também registou a situação no bairro Engenho Velho.
Segundo o INMET, em termos de dias sequenciais, é a menor temperatura desde 10 de julho de 1994, quando a mínima ficou em 0,8°C, absoluta daquele ano. Considerando-se somente os meses de junho, é a menor desde o dia 27 de junho de 1994, quando a mínima ficou em 2,0°C. O recorde absoluto de temperatura mínima – de toda a série, iniciada em 1943 – para a Capital é de -2,1°C, em 2 de agosto de 1955.
No amanhecer de segunda-feira, houveram relatos de geadas em diversos bairros da Capital e de diversas cidades da região. De acordo com o instituto, a massa de ar polar, que derrubou as temperaturas nos últimos dias, está associada a uma alta pressão migratória com centro de 1031 hPa em Santa Catarina, região sul do país.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?