Carta do Leitor

Tempo de relembrar

Carta do leitor | Por José Darros*

Não volta mais aquela Rafard, cidade que o comandante Genaro Vigorito iniciou. Na época, muitas benfeitorias foram feitas pela prefeitura. Asfalto de qualidade na cidade inteira, compra de todos os equipamentos para os trabalhos, máquina niveladora, retroescavadeira, caminhões basculantes de lixo. A cidade e as estradas rurais eram conservadas.

Aí veio Arcanjo Honora, que tinha orgulho e trabalhava pela cidade. Os vereadores nada ganhavam e também trabalhavam com orgulho, ajudando a administração. Tínhamos um só fiscal. E nestes oito anos, a cidade brilhava para os visitantes. Calçadas feitas de pedrinhas padrão. Como era bom os festivais realizados pela nossa juventude. E agora, com quase meio século de vida, o que podemos dizer de Rafard? Quantos prefeitos se passaram e acompanhamos mais destruições do que construções: linha férrea com os trens que muito orgulho nos dava em vê-la transitar, não só na cidade, mas por todas as fazendas, nos canaviais de cana. E agora? Não temos asfalto novo, mato pela cidade, destruição de construções feitas pelos franceses, falta pintura nas guias e lombadas, feitas fora de padrão.

E o mais sério, os potenciais de água que não são explorados e conservados, como Tanque São José, que já tinha uma estrutura pronta e nas trocas de prefeitos acabou em nada. Só prejuízo pra população. Casas populares estão por vir, mas não pensaram no mais importante, água para todos. Enxergar adiante é preciso, precisamos trazer mais indústrias, para que a população tenha o seu trabalho aqui. Rafard é uma cidade de muito potencial, como dizia nosso saudoso amigo José Maria de Campos. Basta colocá-lo em prática, e trazer muitos visitantes.

Saudades dos franceses que na época conservavam a represa, Tanque São José, Tanque Peressim, linha férrea por todas as fazendas… que orgulho. Hoje, que tristeza em ver destruição, linha férrea, tanques assoreados. Capelas das fazendas jogadas aos ventos, demolição das colônias onde residiam tantas famílias; campos de futebol, sem contar das lindas festas e jogos no Dia do Trabalhador. Churrasco para toda a população.

Vamos refletir. O que está errado?
As bodas de ouro estão aí. 50 anos já se foram.

*José Darros é agricultor aposentado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?