CapivariNotíciasRafard

Temporal derruba 22 árvores em Capivari e Rafard

14/09/2015

Temporal derruba 22 árvores em Capivari e Rafard

O estrago maior foi registrado na Rua XV de Novembro, em Capivari, com a queda de uma árvore de grande porte; cidades ficaram sem energia
arvore-temporal-capivari
Queda de árvore interditou trânsito no principal cruzamento do Centro de Capivari, na Rua
XV de Novembro com a Bento Dias (Foto enviada por leitor)

CAPIVARI e RAFARD – Uma forte chuva com rajadas de vento e descargas elétricas derrubou 17 árvores de médio e grande porte em Capivari, obstruindo ruas. O maior estrago foi no Centro da cidade, onde uma árvore caiu em frente a uma lotérica, impendido a passagem de veículos no cruzamento das ruas XV de Novembro e Bento Dias. Na Vila Fátima, outra árvore tombou em frente à Escola Estadual Professora Maria Januária Vaz Tuccori.

Segundo a Defesa Civil, houve ainda ocorrências nos bairros Pão de Açúcar, Castelani, Jardim São Marcos, Cancian, Santa Terezinha, Vila Izildinha, Nova Aparecida e na estrada sentido Mombuca. “Houve também comprometimento parcial do abastecimento de energia elétrica em alguns pontos”, informou o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza. Apesar disso, ninguém ficou ferido.

O temporal começou por volta das 16h da última terça-feira, 8, e durou cerca de uma hora. Logo em seguida, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram os perímetros afetados e iniciaram a retirada das árvores para a desobstrução das vias públicas. Depois, as equipes acionaram a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) para reestabelecimento da rede de energia elétrica.

Naquele dia, choveu um acumulado de 57,4 milímetros, o que contribuiu com o aumento do nível do Rio Capivari para 1,22 metros – 42 centímetros acima do normal, que é 80 centímetros. De acordo com Souza, a água atinge as casas de Capivari quando o nível chega a 1,95 metros, dependendo das condições climáticas e do acúmulo pluviométrico dos municípios vizinhos, como Campinas e Monte Mor.

Pensando nisso, a Defesa Civil acionou colaboradores da Raízen, Unidade de Rafard, para que fosse realizada a abertura preventiva das comportas da barragem da Leopoldina, “facilitando o escoamento dessas águas e diminuindo, assim, as chances de uma possível enchente”. Em Capivari, a última cheia foi registrada em janeiro de 2013, quando o nível do rio chegou a 2,8 metros e atingiu 18 casas de seis bairros.

temporal-capivari-rafard
Leitores registraram estragos causados pelo temporal em vários pontos da cidade; prejuízos não foram contabilizados (Fotos enviadas por leitores)

Rafard

O temporal da última terça-feira também derrubou cinco árvores na Avenida São Bernardo, em Rafard. Segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram a 110 quilômetros por hora. Com as quedas, postes de energia foram atingidos, deixando a cidade no escuro por várias horas. Casas que recebem água de poços artesianos também ficaram sem o abastecimento, que depende de eletricidade para bombear a água.

“Algumas residências também ficaram por um período de tempo sem internet e TV a cabo”, informou a Defesa Civil. “Com a queda de muitas folhas alguns bueiros não conseguiram vencer a água, gerando pequenos pontos de alagamento, mas sem maiores transtornos.” A Avenida dos Moreiras, por sua vez, precisou ser interditada devido ao barro das obras que se formou no local. No entanto, ninguém ficou ferido.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?