Capivari

Teto & Afeto realiza capacitação sobre projeto Família Acolhedora

21/07/2017

Teto & Afeto realiza capacitação sobre projeto Família Acolhedora

Famílias participantes da capacitação dp projeto (Foto: Divulgação/Teto e Afeto Capivari)
Famílias participantes da capacitação dp projeto (Foto: Divulgação/Teto e Afeto Capivari)

CAPIVARI | O Projeto Teto & Afeto – Família Acolhedora de Capivari está realizando uma capacitação para os interessados em participar desse projeto. O acolhimento familiar é destinado a crianças e adolescentes que foram afastados da família biológica e aguardam decisão judicial para saber se poderão retornar a suas famílias de origem ou se deverão ser adotadas.
Na sexta-feira, dia 14 último, realizou-se o primeiro dia da capacitação, na qual uma advogada de Piracicaba discorreu sobre as questões legais dos serviços de acolhimento no Brasil.
No mesmo dia as famílias presentes tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de uma família acolhedora também de Piracicaba, juntamente com a psicóloga que acompanhou os acolhimentos deste casal. Eles descreveram suas experiências no acolhimento de cinco bebês e uma adolescente, buscando exemplificar suas vivências do cotidiano, contando que toda a família participa do cuidado com a criança acolhida, assim como os vizinhos e a comunidade onde vivem. Após o desacolhimento, essa família continuou tendo contato com a maioria dos acolhidos e suas famílias, virando parte da rede de relacionamentos dessas crianças.
A família de Piracicaba relatou também que realizar esse tipo de serviço é amar ao próximo mais do que a si mesmo, e finalizou dizendo: “Se você está em dúvida se deve ou não ser família acolhedora, seja!, pois temos certeza de que não irá se arrepender”. Ficou claro para todos os presentes que o objetivo da família acolhedora é transmitir às crianças amor e afeto, ou seja, sentimentos e experiências que vão fazê-las crescer mais saudáveis do que sem eles, crescer com mais perspectivas, com mais laços, com mais preparo para a vida.
No dia seguinte, dois psicólogos do CRAMI de Piracicaba palestraram sobre os diversos tipos de violência doméstica e possíveis repercussões na vida das crianças e adolescentes.
Nos dias 21 e 22 de julho o serviço continuará com a capacitação das famílias interessadas em se tornar acolhedoras, com duas palestras: a primeira sobre o desenvolvimento infantil, abordando as especificidades de cada faixa etária; e a segunda sobre o “álbum de vida” que a família construirá junto da criança e do adolescente, e também sobre o momento da separação, quando essa criança seguirá para sua família definitiva.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?