CapivariGeral

Teve início hoje campanhas de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero

De um de outubro a dez de novembro a Prefeitura de Capivari realiza a 8ª Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero nos Postos de Saúde do município.
As Mulheres que desejam participar da Campanha devem realizar a Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama de segunda a sexta-feira a partir do dia um de outubro, nos seguintes locais de atendimento: Posto de Saúde Central, Posto de Saúde do bairro Padovani, Posto de Saúde do Castelani, Posto de Saúde do Porto Alegre, Posto de Saúde do São João, Posto de Saúde Engenho Velho e o Posto de Saúde do bairro Jardim Santa Rita de Cássia (próximo a Elias Fausto).
Aos sábados os locais de coletas e exames serão:
• Centro de Saúde e Posto de Saúde Padovani – nos dias 6, 20, e 27 de outubro e 10 de novembro das 8h às 12horas;
• Posto de Saúde Castelani – no dia 06 de outubro das 8h às 12horas;
• Posto de Saúde Porto Alegre – no dia 20 de outubro das 8h às12horas;
• Posto de Saúde Engenho Velho – no dia 27 de outubro das 8h às 12horas.
O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de papanicolau, é indolor, barato e eficaz.
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não submeter-se ao exame durante o período menstrual.
As causas de câncer de mama ainda são desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa. Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, que gera um aumento moderado do risco de câncer de mama. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o autoexame das mamas, o exame clínico e a mamografia.
Esta Campanha tem o apoio da Editora EME, loja Mamãe e Cia, Rotary Capivari, Hospital Unimed, Beleza Inteligente e Soreli Confecções.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua Padre Haroldo, 553 no bairro Centro ou pelo telefone: (19) 3492-8200.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?