Marcel CapretzOpinião

Tite dando aula dentro e fora de campo

14/10/2016

Tite dando aula dentro e fora de campo

marcel-capretzARTIGO | Em muitos setores do nosso país vemos a lei do mínimo esforço. Se faz pouco esperando muito. Aqui, invariavelmente, vemos mediocridade, apego a zona de conforto e consequentemente frustração, já que é raro termos bons resultados entregando doses mínimas de dedicação e trabalho duro.
Na seleção brasileira, porém, agora vemos algo diferente com o comando do técnico Tite. Literalmente, o oposto disso. A grosso modo, vemos um ambiente mais leve, uma maior empatia, etc. Mas quais comportamentos estão por trás dessa percepção coletiva?
Tite está aplicando a lei dos 120 por cento. Entregue o seu melhor, não só os cem por cento que esperam de vocês. Vá além. Faça vinte por cento mais. Dê algo além do esperado. E os resultados serão além do esperado.
Não falo aqui da parte técnica e tática. Tite é preparado, se atualizou e está antenado com as mais modernas práticas de treinamento e ideias de jogo. Me refiro a liderança. Gestão de pessoas. Comunicação. Habilidades que são fundamentais para qualquer técnico apresentar alta performance.
Ouvimos na última semana dois jogadores testemunharam essa excelência de Tite. Fernandinho, que trabalha com Pep Guardiola no Manchester City, revelou que recebeu uma ligação de Tite. Na conversa, aspectos técnicos foram tratados e, além disso, de acordo com o jogador, Tite disse que contava com ele para as Eliminatórias. Esse simples telefonema, fez com que Fernandinho criasse um sentimento de pertencimento ao grupo. Outro caso interessante foi o de Filipe Luiz. Na rodada passada, Marcelo foi o titular da lateral-esquerda. Ao comunicar que Filipe seria reserva, Tite, já sabendo que ele é apaixonado por literatura, presenteou-o com um livro. Mais um que correrá pelo treinador.
Entenda que são atitudes pequenas, mas que fazem a diferença. Gestos que traduzem uma genuína preocupação com o outro revelam uma vontade absurda de Tite em agarrar a oportunidade como técnico da seleção brasileira. A fórmula é simples e não tem erro: para resultados extraordinários, vá além, entregue mais. Seja extraordinário!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?