CapivariNotícias

TJSP suspende direitos políticos de ex-prefeito

14/10/2016

TJSP suspende direitos políticos de ex-prefeito

Carlos Borsari foi prefeito por dois mandatos em Capivari, entre os anos de 2001 a 2008; ação foi movida pelo Ministério Público
Contratação temporária de 212 professores motivou ação do Ministério Público (Foto: Arquivo/O Semanário)
Contratação temporária de 212 professores motivou ação do Ministério Público (Foto: Arquivo/O Semanário)

CAPIVARI | A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu por três anos os direitos políticos do ex-prefeito do Município de Capivari, José Carlos Tonetti Borsari, em razão de improbidade administrativa. O motivo foi a contratação temporária de 212 professores, que perdurou por sete anos seguidos, durante suas duas gestões como prefeito.
O Judiciário paulista julgou procedente a ação movida pelo Ministério Público por não ver situação emergencial e de imprescindível interesse público, pois as contratações foram anualmente repetidas, entre 2002 e 2008, em detrimento da formação de um corpo de professores efetivos. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo já havia considerado irregulares as contratações, embora precedidas de concurso público.
Segundo o relator, desembargador Edson Ferreira, não é lícita a contratação para funções permanentes da Administração Pública em caráter temporário, como é o caso de professores, devendo ser criados cargos de provimento efetivo. “A intenção deliberada de burlar os limites da autorização constitucional, por sete anos seguidos, constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública”. afirmou.
Contudo, a decisão afastou as punições definidas em 1ª instância: multa civil, proibição de contratar com o Poder Público e suspensão dos direitos políticos por cinco anos, tendo em vista que não houve, no caso, lucro patrimonial e dano ao erário.
O julgamento teve decisão unânime e contou com os votos dos desembargadores José Luiz Germano e Osvaldo de Oliveira.
Procurado pela reportagem d’O Semanário para comentar a decisão, até o fechamento desta edição, o ex-prefeito Carlos Borsari não retornou com um posicionamento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?