J.R. Guedes de Oliveira

Tributo ao professor Tarcísio Colnaghi “in memoriam”

Foto enviada pelo colunista

Professor Tarcísio Colnaghi nascido em Capivari, no dia 8 de abril de 1930. Filho de Carlos Colnaghi e de Rosa Maria Capóssoli Colnaghi, foi batizado no dia 22 de Junho do mesmo ano.

Casou-se com Sirlei Nardo Colnaghi. Dessa união nasceram Carlos Ângelo, Marcos Adriano e Tarcísio Colnaghi Junior. Na sua juventude, além de estudante, era lavrador, cooperado da cooperativa de Cotia.

Iniciou seus estudos na pré-escola, com a professora Maria do Carmo Amaral. Cursou o primeiro e o segundo graus nas Escolas Augusto Castanho e Padre Fabiano, ambas em Capivari, formando-se em Magistério e Administração Escolar, pela faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Guarulhos.

Fez vários cursos de atualizações, tanto na parte pedagógica como na administrativa. Lecionou em vários bairros da capital, (Guaianazes, Vila Guilhermina, Vila Nive, Embura, Casa Grande, Interlagos, Pirituba, Pinheiros) e do interior (Alto Alegre Franco da Rocha, e Mombuca).

Prestou concurso para diretor de escola em 1960, exercendo o cargo nas Escolas Gabriel Monteiro, nome do mesmo município, Vila Zati, na Capital, bispo Dom Mateus, em Mombuca, Suzana Dias, em Cajamar, Professora Jeni Aprilante, em Rafard onde instalou o Curso de Magistério Noturno, para favorecer os alunos que trabalhavam para se manter.

Foram inúmeros professores que se destacam na classe do Magistério e vários são diretores de escolas e coordenadores. Por onde passou, deixou traços marcantes tanto na parte pedagógica, como na administrativa e social.

Prestou serviços na Secretaria da Educação, em São Paulo e foi Secretario da Educação dos municípios de Cajamar e Capivari. Por longos anos, membro da Diretoria do Centro do Professorado Paulista. Hoje faz parte do Conselho Superior, atuando sempre nas reivindicações dos professores e é um árduo defensor da classe do magistério.

É diretor na sede Regional do CPP, em Capivari, instalada por meio do esforço conjunto da Diretoria local, da diretoria Central com o apoio do Saudoso Professor Palmiro Mennucci, que foi presidente do CPP. Contanto com esse mesmo apoio, conseguiu a compra da sede campestre onde foram feitos grandes melhoramentos: Piscinas vestuários, galpão para festas, mini-campo de futebol e mini-parque infantil, e dois quiosques.

Faz parte da Diretoria do Movimento Solidário de Capivari e foi Vereador por duas Legislaturas, exercendo a principal função de fiscalizador dos atos da Administração. Com o Presidente José Maria Cancelliero conseguiu construir e instalar uma Academia, que deu o nome do atual presidente e com a máxima “Mens Sana In Corpore Sano”. E usa sempre a frase “Só a Educação Constrói” e Viva a Vida!!! Falecido em Capivari, no dia 21 passado, aos 90 anos de idade.

Fonte: “Personalidades Ilustres da História de Capivari” – Volume I
Organizador: J. R. Guedes de Oliveira

ARTIGO escrito por J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?