Região

Tríduo Pascal, que antecede o Domingo da Ressurreição, tem início nesta Quinta-feira Santa

Nesta Quinta-feira Santa (14) tem início o Tríduo Pascal na Diocese de Piracicaba, com a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia.

Já na Sexta-feira Santa (15) ocorre a Celebração da Paixão do Senhor e a Procissão do Senhor Morto. O Sábado Santo (16) é o dia da Santa Missa da Vigília Pascal.

Foto: Divulgação

Após o tríduo, no domingo (17), acontecem as solenidades da Páscoa na Ressurreição do Senhor.

Como cada paróquia da Diocese tem a sua própria programação, com diferentes horários para as celebrações, a recomendação é para que os fiéis procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas.

A orientação do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, aos padres e diáconos foi para que organizem celebrações com muito amor e fidelidade a Deus, para que os fiéis possam viver este momento de retomada nas igrejas com muita devoção, fé e alegria.

Dom Devair também estará presente nas celebrações pascais, concentrando suas atividades na Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba, que é a Sé Catedral de toda Diocese.

As missas presididas pelo bispo são transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração e Facebook da Diocese.

Programação da Catedral

Às 9h30 desta Quinta-feira Santa, ocorre a chamada Missa dos Santos Óleos, na qual o bispo diocesano, com todo o clero, faz a consagração dos óleos que serão usados ao longo do ano seguinte nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenações.

Também nesta quinta, mas às 19h30, na Catedral, Dom Devair preside a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia.

A Sexta-feira Santa (15) é aberta na Catedral de Piracicaba com Adoração Eucarística, das 8 às 12 horas.

Em seguida, às 14 horas, é rezado o Terço dos Homens e, às 15 horas, Dom Devair preside a Celebração da Paixão do Senhor.

A Catedral realiza, na noite da Sexta-feira Santa, a partir das 19h30, a Procissão do Senhor Morto.

O Sábado Santo (16) terá duas celebrações na Catedral: as Sete Dores de Nossa Senhora, às 8 horas, e a Santa Missa da Vigília Pascal, às 19h30, que será presidida pelo bispo diocesano.

Por fim, no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, a Catedral terá solenidades às 8 horas, às 10h30, com Dom Devair, e às 18h30.

CUIDADOS – Durante as santas missas ou outras celebrações, eventos e atos religiosos, em locais sob responsabilidade da Diocese de Piracicaba (paróquias, capelas, salões, etc), desde o início da pandemia, sempre foram seguidas as normas e recomendações das autoridades competentes para prevenção à covid-19.

Apesar do fim da exigência do uso das máscaras, os fiéis que desejarem, por livre decisão individual, podem continuar usando a proteção normalmente durante as missas e outras celebrações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?