Capivari

Tubos e conexões subterrâneas somam mais de R$ 50 milhões em patrimônio público

Nos últimos anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) investiu com determinação no saneamento básico para que toda cidade reconheça a qualidade dos serviços prestados e, com isso, garantir que a população tenha mais saúde e qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos corpos d’água da bacia do rio Capivari.

Atualmente, Capivari já tem uma situação privilegiada: são 100% dos domicílios com água tratada e 95% atendidos com a coleta do esgoto, com tratamento de 60% do volume coletado. A proposta é chegar a 100% do esgoto tratado, em relação ao esgoto coletado, com a construção da ETE Central que está em negociação com o Governo Estadual, e com as seis estações que já operam em pleno funcionamento.

Desde 2013, o Saae segue implantando coletores troncos de esgoto e linha de recalque que bombeiam o esgoto coletado dos bairros até às estações de tratamento. Já foram implantados aproximadamente 20 mil metros de rede coletora de esgoto que percorre a margem do rio Capivari e em bairros que antes não tinham o benefício da coleta.

Mais água

Recentemente, o Saae substituiu mais de 34 km de redes de distribuição de água que garantem mais qualidade na água distribuída. Cerca de 14 bairros receberam a troca das redes e 14 mil ligações domiciliares foram substituídas. Com a renovação das redes de distribuição e a implantação do CCO, o Saae conseguiu reduzir de 45% para menos de 20% às perdas de água tratada.

O Saae planeja iniciar novas trocas de redes de distribuição de água e a terceira etapa está programada já para 2021, com mais 5 km de redes a serem implantados e 700 ligações domiciliares serão substituídas.

As obras que a autarquia realiza, como a implantação de tubos e conexões enterrados, muitas vezes passam despercebidos, pois são investimentos que não aparecem, mas que garantem a qualidade dos serviços prestados e o patrimônio municipal.

“Capivari está trilhando seu caminho para a conquista do selo “Município Verde e Azul”, e para isso, já foram investidos mais de R$ 50 milhões na missão de reforçar cada dia mais o nosso compromisso com a saúde da população e preservação do meio ambiente”, ressalta a diretoria do Saae.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?