GeralRafard

Turismo regional ainda é um potencial desperdiçado

Instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em 27 de setembro de 1979, o Dia Mundial do Turismo é uma data que há tempos não é explorada e valorizada em Rafard.
A intenção foi transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona.
O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares.
Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de uma cidade, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.
Investimentos na memória cultural do município e a exploração de figuras conhecidas nacionalmente e mundialmente que aqui nasceram, como a artista plástica Tarsila do Amaral, o ator e diretor Paulo Betti, além é claro das fazendas e seus bens naturais – o Rio Capivari, poderiam ser grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras de estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal.
O turismo é de grande importância para qualquer cidade brasileira, pois é um fator auxiliar para o desenvolvimento econômico e social, desde que seus administradores saibam se organizar para receber estas pessoas. Com o turismo cresce o mercado hoteleiro, restaurantes, comércios e de forma indireta a entrada deste dinheiro melhora a saúde, a educação e as estradas.
É preciso pensar possibilidades para o turismo de comunidades que, ao resistirem ao modelo hegemônico, exercitam alternativas de desenvolvimento. Levam-se em conta as especificidades locais no processo de planejamento, daí não se adotar modelo pronto, preconcebido, mas criam sua própria forma de se desenvolver e valorizar.
A primeira etapa desse processo é o planejamento, posteriormente, as parcerias com empresas e comércio, o plano deve contemplar, ainda, análise de mercado e o estabelecimento de metas, de capacidade de atendimento, as recomendações em relação aos elementos institucionais, as medidas de proteção ao meio ambiente e as abordagens para a conservação das identidades culturais locais e para a distribuição de benefícios as comunidades do lugar.
A pergunta é: Por que não, pensar a cidade de Rafard nessa perspectiva?

Economia
O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil (dentre as espécies, significativamente, o turismo ecológico, o turismo de aventura e os cruzeiros marítimos) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), criando também, direta ou indiretamente, 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo.
Tal ramo é de fundamental importância para o profissionalismo do setor turístico e necessário para a economia de diversos países com excelente potencial turístico, como o Brasil.
No Brasil, cidades médias e pequenas que são desprovidas de um próprio centro financeiro, precisam de meios para o crescimento de sua economia e de seu desenvolvimento. Alguns exemplos sobre esse caso são: Vitória, Guarujá, Ilha Bela, Ubatuba, Ouro Preto, Tiradentes, Paraty, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Cabo Frio, entre outras.

Ator e diretor Paulo Betti também nasceu em Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?