Editorial

Um caminho saudável

18/11/2016

Um caminho saudável

André Del Gaudio, representante da Radar, foi presenteado pelo diretor cultural da Abaçaí, Toninho Macedo, durante assinatura da escritura de doação (Foto: Ivanete Cardoso)
André Del Gaudio, representante da Radar, foi presenteado pelo diretor cultural da Abaçaí, Toninho Macedo, durante assinatura da escritura de doação (Foto: Ivanete Cardoso)

EDITORIAL | Para o antropólogo Edward B. Tylor, cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Ou seja, é toda forma de criação e tradição criada exclusivamente pelo Homem, que ao contrário dos demais animais, possui racionalidade e consegue discernir o certo do errado, moral do amoral, ético do antiético, podendo ir até mesmo contra seus extintos.
Do ponto de vista das ciências sociais (isto é, da sociologia e da antropologia), a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais é característica de um certo grupo de indivíduos.
Sabido isso, é importante destacar o trabalho desenvolvido pela Abaçaí Cultura e Arte, aqui, no quintal da nossa casa, na Fazenda São Bernardo. Mesmo que, com a falta de conhecimento de muitos, nesta semana, a organização social recebeu a escritura definitiva da fazenda, doada pela empresa Radar, proprietária de grande parte de terras rurais em Rafard.
Integração, dinamização das manifestações populares, catalisação e difusão da arte e da cultura, desenvolvimento de atividades sem fins comerciais, reconhecimento, desmistificação da arte e disseminação dos resultados estão entre os propósitos de missão da Abaçaí, não só em Rafard, mas em todas as cidades em que trabalha o desenvolvimento cultural.
Neste momento, é preciso acreditar, apoiar, incentivar e participar das atividades desenvolvidas. Aos poucos, a cultura bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano da sociedade, com eventos que tragam cultura e valorização para a cidade.
É isso que prega o diretor Cultural da Abaçaí, Toninho Macedo, e também o que espera a população rafardense. Basta abraçar a ideia e seguir de mãos dadas rumo ao progresso cultural e artístico.
Potencial a cidade tem de sobra!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?