Colunistas

Um exemplar prefeito IV

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Os comentários que fazemos sobre o cidadão Heitor Turolla – então prefeito de Rafard – fazem parte da história deste município, comprovados nos documentos de seu acervo particular, voltados aos interesses e benefício do lugar, que procuramos transcrever não observando, porém, as datas e a sequência, sem deles retirar ou por uma vírgula sequer.

O Sr. João Sayad, Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, baixou uma determinação para que as usinas de açúcar e álcool, não informassem em suas DIPANs, os valores adicionados referentes a fabricação de álcool nos municípios produtores. Os valores adicionados somente poderiam ser informados nas sedes das empresas refinadoras, ou seja, no município de Paulínia e Cubatão.

Os prefeitos da época foram chamados para uma reunião junto a uma consultoria na cidade de São Paulo de nome CONAM. Nesta reunião, o prefeito de Rafard, sr. Heitor Turolla, observando a gravidade daquela situação, já que os municípios produtores de açúcar e álcool poderiam ter uma perda de até 60% na arrecadação de ICMS, procurou imediatamente o então Secretário dr. Almir Pazzianotto Pinto, pedindo apoio e este, compartilhando do problema dos municípios produtores e principalmente Rafard, pois sendo a única fonte de receita a usina de açúcar e álcool local, que atendendo, ligou para o Governador do Estado naquela época, o Dr. Franco Motoro, expondo o problema causado por aquela inesperada medida.

O governador, informou ao dr. Almir Pazzianotto Pinto que aquela medida era uma determinação do Governo Federal, não podendo fazer muita coisa, porém, sensibilizado com o protesto do prefeito de Rafard, e demais prefeitos, determinou ao sr. secretário da Fazenda a suspensão da reunião que faria com os prefeitos a fim de analisar com mais cuidado os efeitos da supressão do valor adicionado dos municípios produtores de álcool.

Tal medida foi suspensa com a atitude imediata do prefeito do município de Rafard, Heitor Turolla, com a participação do Dr. Almir Pazzianotto Pinto e com o poder do governador Franco Montoro.

Observando o pouco interesse do Governador na solução do problema, o dr. Almir, magoado e não aceitando a desculpa apresentada, tomada como desconsideração ao seu pedido, mostrou-se decidido a por o cargo de ministro à disposição, se demitindo e se afastando da equipe política do Governador. Diante dessa atitude o governador cedeu, livrando Rafard, Capivari e mais 90 municípios da perda de 60% da arrecadação. Foi mais um dos muitos benefícios – que jamais serão esquecidos – prestados pelo dr. Almir Pazzianotto Pinto, um grande amigo de Rafard. (segue)

Cidadania

O eleitor brasileiro, pela primeira vez na história deste país, encontra-se numa situação delicada, quanto á escolha do futuro Presidente da República. De um lado o candidato disposto a moralizar, disciplinar, corrigir erros que embora sejam do conhecimento de todos, vem sendo mantidos impunes, em especial os referentes aos desmandos da apropriação indébita (roubos), aos cofres e bens da nação. Infelizmente grande número de brasileiros, fanatizados se acostumou a ser ludibriado, explorado, pisoteado, continuando a aceitar a ladroagem, votando em elemento comandado por um, comprovadamente ladrão, que a bem da Justiça está encarcerado, cujos mandatos – e de sua assalariada – deixaram o Brasil no triste estado que se encontra. Esse elemento do PT que deseja a volta do governo Lula-Dilma, acusados pelo ex-ministro Antônio Palocci de gastar 800 milhões de reais em dinheiro sujo para ficar no poder na última campanha presidencial. Se você ama o Brasil, vote consciente.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?