Geral

Um sonho possível: vacina contra o uso de cocaína

13/04/2018

Um sonho possível: vacina contra o uso de cocaína

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

ARTIGO | Curar a dependência de álcool e outras drogas é uma busca constante de nossa ciência médica. Muitos medicamentos são oferecidos, mas nada consegue eliminar a vontade da pessoa de usar, e nada evita essa vontade.

Os espíritos superiores afirmam que é possível domar as más paixões, como os vícios. Em O Livro dos Espíritos, na questão 909: “O homem sempre poderia vencer as más tendências através de seus esforços? – Sim, e, às vezes, com pouquíssimos esforços; o que lhe falta é a vontade. Ah, e há tão poucos entre vós que se esforçam!”.

Pesquisadores da Baylor College of Medicine, em Houston, nos Estados Unidos, dizem estar desenvolvendo uma vacina que eles esperam ser o primeiro medicamento utilizado para tratar dependentes de cocaína.

“Para aquelas pessoas que querem parar de usar [a droga], a vacina poderia ser muito útil”, afirma Tom Kosten, professor de psiquiatria.

“Em algum momento, a maioria dos usuários vai cair em tentação e terá uma recaída. Mas [para quem a vacina funcionar], eles não vão ter seu estado de consciência alterado e vão perder o interesse”, afirma o cientista.

A vacina, atualmente em testes clínicos, estimula o sistema imunológico a “atacar” as moléculas que compõem a droga, quando elas entram no corpo.

Para fazer com que o corpo humano reconheça a droga, Kosten colocou, na vacina, cocaína inativa ao redor de proteínas inativas da bactéria que causa a cólera.

Quando a vacina é aplicada no corpo, o sistema imunológico produz não só anticorpos contra esse composto – que é inofensivo –, mas também adquire a capacidade de reconhecer a droga quando ela é inalada. Os anticorpos, então, aderem às moléculas da cocaína e impedem que elas cheguem ao cérebro.

Entretanto, um cientista alerta: “Vacinas contra vícios são um avanço promissor, mas é difícil que todo tratamento nessa área funcione para todo mundo”, afirma David Gorelick, do National Institute On Drug Abuse.

Apesar disso, se as vacinas forem eficazes, vão dar uma opção importante para aqueles que trabalham com tratamento para dependência de cocaína e crack.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?