Rubinho de Souza

Uma foto para ficar na história

A foto escolhida para ilustrar este pequeno relato, foi feita onde hoje funciona o escritório da usina, mas que nessa época da foto, tratava-se de um enorme salão onde os operários que lá trabalhavam usavam-no de dia como refeitório.

Estamos falando de uma época de ouro, em que nossa querida Rafard tinha seu glamour, e o mesmo local que era usado como refeitório, nas noites dos finais de semana, se transformava em palco de grandes bailes, onde os enfeites eram feitos manualmente pelos próprios operários, patrocinados pelos patrões, os franceses, proprietários da Societé Sucrerie Bresilienes.

As noites dessa época são inesquecíveis para todos que de alguma forma participaram e viveram dias de vida social, cultural e lazer, tão intenso, que atraía gente de muito longe para ver de perto, por exemplo os grandes e inesquecíveis “Baile da cana”.

Nesse mesmo salão eram realizadas reuniões para posse dos integrantes da diretoria do RCA, realizavam-se ainda bailes de debutantes, festas de Primeiro de maio, festas juninas, entregas de brinquedos para os filhos dos operários nos finais de ano.

fundo-do-bau-rca
Foto enviada pelo colunista

Na foto, com o salão enfeitado com camisas de times de nossa cidade, exibição de troféus, e flâmulas, estão integrantes da nova Diretoria do Rafard Clube Atlético, que haviam acabado de tomar posse, reunidos para provavelmente tratar também da próxima programação de evento para lazer e alegria dos moradores da nossa cidade, onde segundo descrição de Francisco Antonio Marques, são eles:

O mais jovem, que aparece na foto sentado, é Dante Ferrareto, depois Luiz Marques (pai de Chicão), em seguida Gico Ferrari, José Correia, Augusto Chiarion, Orlando Lux, Joel Benedito, Antônio Pelegrine, João Polezi e Leonel Marques, que tinha o apelido de “Vacca”. O que poucos, ou ninguém até o momento sabia, é que Leonel Marques que atuava como goleiro no RCA, ganhou esse apelido, por causa de um famoso goleiro Argentino, cujo sobrenome era Vacca.

Por sinal, por falar em grandes goleiros, nesta foto dois grandes goleiros que deram muitas alegrias aos torcedores rafardenses, que são Chiarion e Vacca, entre outros craques que estavam no baile da posse da nova Diretoria do RCA.

Essa foto histórica retrata a criatividade de um povo trabalhador, que naquele tempo conseguia fazer de um salão que funcionava como refeitório de dia, transformar-se num lindo salão de baile, proporcionando noites inesquecíveis aos moradores de Rafard, quando nossa cidade era cheia de vida, com a força de um povo, que unia a todos.

Grato por nos brindar com sua leitura. Abraço fraterno.logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?