NotíciasRafard

Unidade Básica de Saúde realizou mais de 100 mil consultas em 2015

29/01/2016

Unidade Básica de Saúde realizou mais de 100 mil consultas em 2015

Governo municipal credita aumento significativo nos atendimentos a investimentos na estrutura e especialidade médicas
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

RAFARD | Segundo dados divulgados durante reunião do Conselho Municipal de Saúde de Rafard, o número de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) ultrapassou 100 mil consultas no ano passado. Os números constam no balanço administrativo do 3º quadrimestre de 2015 da Saúde de Rafard.
Nos últimos quatro meses de 2015, foram mais de 30 mil atendimentos. O governo municipal atribui os números a um processo de melhoria no setor, que teve início em 2013, com a reforma do Centro Odontológico. No ano seguinte, o prédio da UBS foi totalmente reformado e contou com a construção de uma Farmácia do Povo. No mesmo ano, o prefeito César Moreira inaugurou o Programa Saúde da Família (PSF), hoje Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). “Fora isso, muitas aquisições também fazem parte dos investimentos, como a contratação de profissionais, nova frota e aparelhagem mais moderna”, garante o prefeito.
De acordo com a Prefeitura, atualmente, Rafard conta com especialidades: fisioterapia, pediatria, radiografia, ultrassonografia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem e odontologia (procedimentos e consultas), exames laboratoriais, além das consultas em geral (clínico mais especialidades). As visitas feitas pela equipe da Vigilância Sanitária, tanto no trabalho casa a casa (prevenção e combate à dengue), quanto em estabelecimentos, também são contabilizadas nas melhorias.
Moreira relata que a saúde de qualidade é um dos principais objetivos da sua administração, e que o alto investimento feito no setor será um grande legado para as próximas administrações. “Atualmente, somando os repasses feitos ao setor, Rafard se aproxima de quase 30% de investimentos com a Saúde. Um número bem alto se considerarmos o que os municípios vizinhos investem, porém, algo necessário, na minha visão como gestor. Nosso objetivo não é apenas aperfeiçoar o atendimento, mas sim, estruturar tudo aquilo que se refere à saúde, com enfoque para o trabalho de prevenção, seja em escolas, casas, empresas ou na própria UBS, de modo que as pessoas se conscientizem dos riscos e precisem cada vez menos depender do nosso Sistema de Atendimento”, destaca o chefe do Executivo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?