CapivariNotícias

Unimed oferece ginástica para terceira idade

01/09/2015

Unimed oferece ginástica para terceira idade

Aulas são realizadas pela preparadora física Cintia Girardi desde 2006; grupo conta hoje com 35 alunos a partir de 50 anos
ginastica-terceira-idade-unimed
Aulas são oferecidas desde 2006 (Foto: Divulgação/Unimed Capivari)

CAPIVARI | O Programa Viva Mais do Departamento de Medicina Preventiva, vinculado à Unimed Capivari, oferece aulas de ginástica semanais para pessoas com 50 anos ou mais. O grupo é liderado pela preparadora física Cintia Girardi desde 2006. A iniciativa atua de forma a amenizar e retardar o processo natural do envelhecimento, contribuindo consideravelmente com a resistência corporal.

De acordo com Cintia, é notório que, com o passar dos anos, o corpo de qualquer pessoa sofre alterações, como perda de massa muscular e óssea, da flexibilidade, da força e do equilíbrio, além de aumento de gordura corporal. Apesar disso, ela afirma que é possível atrasar e até mesmo recuperar algumas dessas alterações com a prática regular de atividades físicas.

A preparadora disse ainda que planeja oferecer aulas com exercícios e informações educativas, que irão contribuir para o desenvolvimento das atividades diárias do idoso. “É gratificante observar casos de pessoas que apresentavam pouca habilidade motora e com a prática da atividade física elas recuperaram a coordenação”, relata a profissional.

Além desses benefícios, a ginástica está presente no aspecto psicossocial, uma vez que dados científicos comprovaram que melhora a concentração, a autoestima e a sociabilidade. No lado físico, reduz a incidência de infecções respiratórias e urinárias e, quando acometidos, os pacientes se recuperam rapidamente e, muitas vezes, diminuem a quantidade de medicamentos diários.

Atualmente, o grupo da terceira idade conta com 35 alunos, homens e mulheres, pertencentes ou não ao convênio médico. Os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Medicina Preventiva pelo telefone (19) 3492-9777, das 8h às 14h – exceto às quartas-feiras. As aulas acontecem no Centro de Ginástica Olímpica, na Avenida do Carmo, 50, Vila Cardoso, próximo ao Lar dos Velhinhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?