CapivariNotícias

Usina alega ociosidade e dispensa 250 funcionários

19/01/2015

Usina alega ociosidade e dispensa 250 funcionários

Bom Retiro suspendeu as atividades por dois anos; apesar disso, setor administrativo não sofrerá alterações
Atividades ficarão suspensas por dois anos na unidade Bom Retiro (Foto: Reprodução/UOL)
Atividades ficarão suspensas por dois anos na unidade Bom Retiro (Foto: Reprodução/UOL)

CAPIVARI – A crise no mercado sucroalcooleiro continua fazendo vítimas. A unidade Bom Retiro da usina Raízen, pertencente ao grupo Cosan, anunciou na tarde de quarta-feira, 14, a demissão de 250 funcionários que atuam na parte industrial da empresa. O motivo: ociosidade da produção nessa e em outras plantas e escassez de matéria-prima. De acordo com a Raízen, as atividades ficarão suspensas por dois anos.

O setor administrativo, porém, que conta com 506 colaboradores, não sofrerá alterações e seguirá no acordo com fornecedores de matéria-prima e manutenção. Segundo a empresa, a cana-de-açúcar que vinha até a unidade de Capivari será redistribuída e aproveitada em outras plantas da companhia. A Raízen informou ainda que a produção da usina não vai cair.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a quebra na safra de cana-de–açúcar em todo o estado, decorrente da estiagem na região Sudeste, puxou a queda de 9,9% na produção industrial de São Paulo em novembro de 2014, em relação ao mesmo período em 2013. A queda foi a mais intensa desde julho de 2009, quando houve retração de 10,6%.

Segundo o pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE, Rodrigo Lobo, “a atividade de produtos alimentícios em São Paulo recuou 22,5%. Se tirasse dessa conta os derivados do açúcar, o segmento recuaria 3,4%”. No estado, a indústria produz quatro derivados da cana: açúcares cristal e refinado, matéria-prima para o açúcar final, conhecido como VHP, e melaço.

Nota oficial

Procurada pelo jornal O Semanário, a Raízen enviou nota oficial sobre a paralisação das atividades em Capivari na manhã de quinta-feira, 15:

“A Raízen suspendeu temporariamente as atividades industriais de sua unidade Bom Retiro, em Capivari (SP). Na planta, haverá continuidade dos trabalhos administrativos e de manutenção. Para os funcionários que não puderem ser transferidos, a Raízen fará contato com empresas da região por meio do serviço de assistência ao trabalho para tentar a recolocação dos profissionais, promovendo acertos rescisórios com benefícios superiores aos previstos em lei. A suspensão temporária das atividades industriais visa dinamizar a produção de outras plantas da Raízen na região, cuja ociosidade cresceu neste ano-safra, especialmente devido à escassez de matéria-prima, redirecionando para elas a cana-de-açúcar que seria destinada à unidade Bom Retiro. A operação agrícola dos fornecedores de cana da Raízen, portanto, não será impactada. Também é compromisso da Raízen manter-se aberta ao diálogo com todos os demais parceiros, nos âmbitos público e privado, a fim de atenuar ao máximo os efeitos socioeconômicos da medida em particular e de impulsionar o setor sucroenergético brasileiro em geral, no qual a empresa reafirma sua confiança.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?