DestaquesRafard

Usina Raízen em Rafard inicia mais uma safra

Na última segunda-feira (12), teve início mais uma safra na usina de Rafard. A previsão da Raízen é que o ano-safra (2021/2022) siga até março do ano que vem.

Considerada a maior produtora de cana-de-açúcar e etanol do Brasil, atualmente, a Raízen possui 129 funcionários na unidade Rafard. Durante a entressafra, foram geradas outras 140 vagas, através de 22 empresas terceirizadas.

A empresa não informou as expectativas de produção para esta nova safra em Rafard, mas os números relativos aos 9 meses da safra passada, no acumulado de todas as unidades do Grupo Raízen no país, chegaram a 61,4 milhões de toneladas de cana moída.

De acordo com a assessoria de imprensa da Raízen, o setor não vem sofrendo grandes impactos durante a pandemia da Covid-19, mesmo assim, a estratégia adotada para a safra 21/22 terá o foco na produção do açúcar, produto com o melhor preço de mercado no cenário atual.

Sobre a geração de novas vagas de trabalho, durante o maior período de produção da usina, a Raízen informou que já foram abertas no início da safra 251 vagas, entre as unidades Rafard e São Francisco. O recebimento de novos currículos é feito através do e-mail: [email protected], por meio do site: www.vagas.raizen.com.br ou pelo PAT de Capivari.

usina-raízen-unidade-rafard-safra
Na safra passada, usina em Rafard moeu 61,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (Foto: Reprodução/Internet)

Barulho e bagacinho

Na véspera do início oficial da safra na unidade de Rafard, no domingo (11), deu para ouvir de longe o barulho do aquecimento das caldeiras da usina.

Vários moradores de Rafard e até Capivari relataram o movimento pelas redes sociais. Muitos afirmaram que já estão acostumados com o barulho alto que vem da usina, anunciando que a safra vai começar.

Em nota, a Raízen informou que o barulho é resultado de um procedimento que acontece todo início de safra, quando é aplicada uma técnica que higieniza toda a tubulação, direcionando o vapor para a atmosfera, por isso o barulho alto.

Outro assunto, por vezes recorrente de reclamações e cobranças até mesmo da prefeitura e dos vereadores, é o bagacinho da cana moída, que se espalha, principalmente nos arredores dos bairros mais próximos da usina.
Sobre isso, a empresa afirma que, para minimizar os impactos e garantir a segurança da população, realizou a troca total da tela de proteção da área que acumula o bagacinho e que, também dispõe de caminhão pipa para umedecer o bagaço em tempo integral, se necessário.

colhedora-de-cana-safra-usina-rafard
Na safra passada, usina em Rafard moeu 61,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (Foto: Reprodução/Internet)

Ações durante a Covid-19

Medidas preventivas foram adotadas para conter a contaminação por Covid-19 entre os funcionários das unidades do Grupo Raízen.

A empresa informou que funcionários do grupo de risco foram afastados e que foram feitos treinamentos e orientações aos demais que atuam dentro e fora das áreas de produção.

No transporte de funcionários, a lotação foi reduzida para 50%. Foram instalados dispositivos de álcool em gel e sabão para higienização, há demarcações em todas as áreas para evitar as aglomerações e também é feita a assepsia dos equipamentos de trabalho.

Testes e o monitoramento da temperatura dos funcionários também são medidas adotadas desde o início da pandemia.

Para o público externo, a empresa doou cerca de 1,1 milhão litros de álcool 70% que foram destinados à 98 hospitais, contemplando 119 cidades em 9 Estados do Brasil.

Nas eleições municipais do ano passado, foram doados cerca de 2,2 milhões de frascos de álcool em gel para serem utilizados pelos eleitores, bem como 420 mil frascos de álcool 70% para assepsia dos locais de votação.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?