Arnaldo Divo Rodrigues de CamargoColunistas

Uso de drogas e suicídio, um pedido de ajuda

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

Hoje, a ideia do suicídio e a dependência de substâncias químicas (álcool e outras drogas – cocaína, crack, maconha, ecstasy, entre tantas outras) devoram as almas de muitos jovens.

Esses, porém, são temas difíceis e de pouco interesse para a grande maioria, porque sempre que acontecem achamos que são problemas dos outros, ou que os outros são mais tristes e “dramáticos” (e essa é outra questão grave, porque estamos cercados de preconceitos em nossa sociedade, e nós mesmos alimentamos muitos desses preconceitos).

A maioria das famílias, envergonhadas e aflitas, tenta esconder o que acontece com os filhos. O que temos certeza é que a doença, quanto mais escondida e oculta fica, mais se desenvolve – maior é a ferida e mais cresce. Quando se busca educação (conhecimento sobre o problema) e tratamento, vemos que há recuperação e a perspectiva de saúde mental e espiritual.

Saber a relação entre uso e abuso de substâncias psicoativas e o suicídio e identificar os sinais de risco em torno desse drama social e familiar pode abrir portas para a prevenção.

Uma notícia no mês de maio/2018 (jornal Correio de Capivari) dá conta de que, numa cidade vizinha, um jovem com menos de 20 anos, usuário de drogas, tentou o suicídio com faca e foi contido. Esse tipo de ato pode ser visto como um pedido de ajuda, para tratamento médico e psicológico (por exemplo).

Ele continuou em casa e, em crise, no final de semana seguinte ingeriu soda cáustica e, mesmo socorrido, veio a óbito. (Segundo a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.)

O que nem sempre as autoridades médicas, policiais e a família percebem é que essas mortes poderiam ser evitadas. O suicídio é o desfecho de um processo muitas vezes agravado por transtornos mentais, abuso de álcool e outras drogas. Os dados estatísticos indicam que essas influências não são apenas uma suposição, mas realmente são devastadoras.

Dependência de álcool e outras drogas

Instituto São Camilo especializado em tratamento de dependência química de álcool e drogas. Conta com psicólogo, médico psiquiatra, terapeutas, psicanalista, programa 12 passos e naturopatia. Informações com Dante Volante: (19) 3491-6597 Whatsapp 99945-8029/98263-6658.

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?