CapivariRafard

Vacinação contra febre amarela passa a ocorrer sob agendamento em Capivari

29/01/2018

Vacinação contra febre amarela passa a ocorrer sob agendamento em Capivari

Alta procura tem deixado postos de saúde sem a vacina para quem realmente precisa (Foto: Reprodução/G1)

CAPIVARI | A vacinação contra febre amarela passará a ocorrer a partir de agendamento em Capivari. A prefeitura informou que os moradores que têm viagem marcada para as áreas de risco da doença devem ir aos postos de saúde com comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As aplicações retomam na segunda-feira, 29.

O município é o nono da região a exigir documento que comprove endereço. Segundo a prefeitura, a Divisão Regional de Saúde de Piracicaba enviará para Capivari 500 doses na semana que vem, quando começam os agendamentos.

“Vale lembrar que a vacina no município é apenas para as pessoas que vão viajar para áreas de risco. Sendo assim, será necessário agendamento. Além do cartão Sistema Único de Saúde (SUS), o munícipe também deve apresentar o comprovante de endereço”, comunicou a administração municipal.

Em janeiro, 598 moradores foram vacinados na cidade. No mesmo mês do ano passado, o município imunizou 143 pessoas. A prefeitura apontou a alta procura como motivo para exigir o agendamento. “Devido à grande procura pela vacina, a Secretaria da Saúde optou pelo agendamento que deve ser feito presencialmente mediante apresentação de comprovante de endereço”.

Rafard

O Serviço de Saúde continua orientando os munícipes de que a vacina da Febre Amarela só é indicada para quem vai viajar a trabalho ou passeio, para uma das áreas de risco apontadas pelo Ministério da Saúde. Estas orientações foram passadas durante reunião do Comitê de Antropozoonoses, que aconteceu na última terça-feira 23, em Piracicaba.

Segundo a prefeitura, na manhã da última quarta-feira, 24, cerca de 80, das 100 doses recebidas na semana passada, já foram aplicadas. Critérios mais rigorosos foram estabelecidos como, a prioridade para moradores de Rafard, apresentação do cartão SUS, carteirinha de vacinação, se tiver, e comprovante de viagem. No caso de viagens de carro ou falta de comprovantes, o munícipe preencheu uma Declaração de Responsabilidade, ação adotada inclusive, em cidades como Limeira.

Moradores com idade a partir de 60 anos, só podem tomar a vacina com prescrição médica. As vacinas continuam sendo aplicadas somente às quartas-feiras, das 8h às 10h e do meio dia às 14h, no prédio da Pediatria.

De acordo com a Divisão Regional de Saúde (DRS), os municípios da região de Piracicaba, não estão entre os locais de risco da doença. Por este motivo, Rafard, Capivari, Limeira, Mombuca, entre outros, não irão receber as doses fracionadas para campanhas de vacinação em massa, apenas recebem quantidades reduzidas das doses inteiras para que atenda a população indicada pelo Ministério da Saúde.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?