NotíciasRafard

Vacinação contra Influenza vai até dia 9 de maio

Cidadãos devem comparecer à UMS das 7h às 12h

RAFARD – Cerca de 500 pessoas já foram vacinadas contra a influenza em Rafard. A campanha, que teve início dia 22, ocorre até sexta-feira, 9, das 7h às 12h, na Unidade Mista de Saúde (UMS). No sábado, 26, considerado o “Dia D”, os cidadãos foram recepcionados com café da manhã. Os idosos também receberam atenção especial à saúde bucal para prevenção e detecção de agravos, e as crianças tiveram opções de entretenimento como algodão doce, balões e a presença do palhaço Pedrinho.

De acordo com o Departamento de Saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários dos sistemas prisionais das penitenciárias vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) têm prioridade de vacinação.

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas e se dá pelo contato com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requerem cuidados especiais pessoas que apresentarem febre alta (acima de 38ºC) de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Segundo o departamento, em alguns casos também podem ocorrer vômito e diarreia.

Vale ressaltar que a equipe de saúde de Rafard também realiza vacinações nas casas de pacientes acamados e de idosos com dificuldade de se locomover até a UMS.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?