Rafard

Escola Josefina é alvo de vandalismo na véspera do aniversário

25/03/2017 – Atualizada

Escola Josefina é alvo de vandalismo na véspera do aniversário

No mesmo dia do aniversário da cidade, escola comemorou 17 anos; até o momento ninguém foi preso; sociedade cobra efetividade nas investigações
Funcionários tiveram uma surpresa ingrata na manhã desta segunda-feira, 20. (Foto: Divulgação/Prefeitura de RafarD)
Funcionários tiveram uma surpresa ingrata na manhã desta segunda-feira, 20. (Foto: Divulgação/Prefeitura de RafarD)

RAFARD | Funcionários e professores se depararam com uma cena lamentável na manhã de segunda-feira, 20, na escola municipal Josefina Chiarini Borghesi, em Rafard. Cinco salas da unidade de ensino e equipamentos foram depredadas por vândalos, que picharam as paredes, destruíram ventiladores, colocaram fogo em armários, quebraram carteiras e roubaram cerca de R$ 1.200, que seria utilizado na compra de uniformes para os alunos.
Os delinquentes picharam e mancharam paredes com tintas, móveis foram revirados, livros espalhados pelo chão, portas arrombadas, computadores foram jogados para fora das salas, tomadas de energia elétricas estouradas, entre outros atos que deixaram a escola em estado lamentável. Além do vandalismo, em uma das salas foi ateado fogo na mesa dos professores. Objetos de valor, como notebooks, aparelhos de som, entre outros, não foram levados.
As aulas foram canceladas e mais de 200 alunos dos dois períodos foram dispensados.
A escola Josefina está localizada em frente ao batalhão da Polícia Militar de Rafard, além é claro, da sede do Grupo Sempre Jovem da Terceira Idade, da creche Enzo Vieira, da escola estadual Jeni Apprilante e também da Prefeitura Municipal. Nenhum dos locais possui sistema de monitoramento por câmeras, o que dificulta o trabalho de investigação.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estiveram no local e isolaram a área até a chegada da Polícia Técnica, que realizou a perícia. A direção registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e entregou fotos e vídeos de como a escola foi encontrada.
Depois de um mutirão de limpeza, na terça-feira, 21, as aulas voltaram ao normal e a escola não deixou de comemorar os 17 anos de existência e também os 52 anos de Rafard.
Referente ao valor pago pelos pais dos alunos para a compra dos uniformes, a diretoria de Educação disse que irá tomar as providências para solucionar também este problema, para que os alunos não fiquem sem uniforme escolar.
Até o momento, ninguém foi preso. Funcionários e autoridades lamentaram o ocorrido e esperam que os responsáveis sejam identificados e paguem pelo ato.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?