NotíciasRegião

Veja o gabarito da 1ª fase da Fuvest

Prova teve 90 questões de conhecimentos gerais. Mais de 17 mil candidatos faltaram às provas.

A Fuvest divulgou no início da noite deste domingo (25) o gabarito oficial da prova da primeira prova (veja no link ao lado). A prova da primeira fase teve 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, inclusive algumas questões interdisciplinares.

O G1 trará na noite deste domingo a resolução das questões feitas por professores de cursinhos.

O exame teve índice de abstenção de 10,7%. De acordo com a Fuvest, dos 159 mil candidatos inscritos para a prova, 17 mil não compareceram. Os candidatos disputam vagas na Universidade de São Paulo (10.982 vagas) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas).

Estudantes fazem a prova do vestibular da Fuvest na FEA-USP neste domingo (25) (Foto: Caio Kenji/G1)

Livro ‘Til’ surpreendeu
Na sua “estreia “ na Fuvest, o livro “Til”, de José de Alencar, exigiu muito conhecimento dos candidatos nas questões de português da prova da primeira fase do vestibular, realizada neste domingo (25).

Inserido este ano na lista das obras literárias de leitura obrigatória, “Til” foi tema de questões que pediam para o candidato relacionar a obra com outros livros da lista, como “Viagens de minha terra”, “Vidas secas”, “O cortiço”, “Cidades e as serras”, “Capitães da areia”, “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Memórias de um sargento de milícias.”

A prova também teve perguntas sobre o gênero literário do livro. “Estava contando que caíssem mais perguntas sobre os outros livros, que eu já tinha mais base. ‘Til’ é um livro de linguagem pesada, mas consegui responder as questões porque li o livro”, disse a candidata Pillar Trevisani, de 20 anos, que presta vestibular para o curso de direito da Universidade de São Paulo (USP). Ela fez a prova na Faculdade de Economia e Administração da USP, na Cidade Universitária.

O livro 'Til', de José de Alencar (Foto: TV Globo /Reprodução)

“Não li o livro, mas consegui fazer as questões porque assisti a algumas palestras sobre a obra”, disse o candidato Guilherme Siqueira Wacilikiw, de 18 anos, que tenta uma vaga em física.

Para a estudante Júlia Camargo, de 18 anos, o fato de a Fuvest ter pedido muitas questões sobre o livro “Til” pode ter pego muita gente de surpresa. “Como era um livro que tinha menos análise, a maioria dos professores não dedicou muito tempo com ele”, afirmou.

A Fuvest trocou cinco livros da lista de leitura obrigatória para o vestibular 2013. Entraram, além de “Til”, os livros “Viagens na minha terra”, de Almeida Garrett; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; e “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade. Da lista anterior, saíram “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”.

“O livro “Til”, de 1872, é um romance regionalista, de fazenda. Ele desdobra dramas do interior do Brasil com uma trama, uma das especialidades de José de Alencar. O autor faz um retrato da cultura do interior do estado do Rio de Janeiro e suas conexões com a cultura urbana da capital. É um romance inferior à importância de “Iracema”, e em se tratando dessa referência de cultura urbana”, analisa o professor de literatura Marcílio Gomes Júnior, do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas.

Nayra Dantas achou química difícil (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

Química foi difícil
Candidatos que fizeram a primeira fase da Fuvest no Campus Santo Amaro da Uninove foram unânimes em apontar as questões de química e de física como as mais difíceis da prova deste domingo.

“Eu gosto de química, mas estava muito difícil”, afirmou Nayra Dantas, de 20 anos, que concorre a uma vaga no curso de matemática da USP.

Letícia Campos, de 18 anos, também considerou química uma das partes mais difíceis da Fuvest. “Estava bem complicada, mas também tenho muita dificuldade em física”, disse a candidata a uma vaga em veterinária.

Segundo ela, no geral, a primeira fase do vestibular da USP “não foi nem tão fácil, nem tão difícil”. A estudante afirmou que esperava questões mais difíceis, mas, em comparação, disse que achou o Enem mais simples, apesar de mais cansativo.

A parte de história abordou o tema da escravidão. Também, de acordo com os estudantes, foi feita uma pergunta sobre Copa do Mundo lembrando o jogo entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em 1974 e questionando qual o contexto histórico desta época.

Candidatos deixam a prova da Fuvest no campus de Santo Amaro da Unip (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

A lista dos aprovados para as provas da segunda fase será divulgada no dia 17 de dezembro. Elas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A Fuvest lembra que, a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

A lista final dos aprovados do vestibular da Fuvest sairá em 2 de fevereiro de 2013.

Fonte: G1

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?