Capivari

Vereador Dr. Gillys propõe programa de alimentação especial à criança diabética na rede Municipal de Ensino

DR Gillys fala sobre Programa para alimentação especial de crianças com diabetes

Vereador fala na tribuna livre que lei que regulamente programa já existe em Capivari
A saúde de crianças e adolescentes foi um dos temas da 40ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 4, no plenário da Câmara Municipal de Capivari.
O vereador Gillys Esquitini Scrocca (PTB) mostrou sua preocupação, principalmente quanto à diabetes entre crianças e jovens.
O vereador Dr. Gillys comentou que em Capivari já existe uma Lei (nº 3100/05), de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito, Vitor Hugo Riccomini (PTB). A lei dispõe sobre a implantação do Programa de Alimentação Diferenciada para criança diabética. O programa propõe um cardápio diferenciado que deve ser aplicado às crianças da rede municipal de ensino.
Em conversa com algumas merendeiras presentes à última sessão, quando receberam homenagem pelo Dia da Merendeira (30 de outubro), o vereador obteve a informação de que a lei existe, mas não está sendo cumprida. “Em Capivari, no ano de 2005, a casa (Legislativo) aprovou (a lei) e o prefeito Borsari, na época, sancionou a lei, de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito Vitor Riccomini. Um cardápio exclusivo para alunos diabéticos. E nós estamos apresentando um projeto de lei não só nesse sentido. Primeiro eu conversei com as merendeiras. Eu quis apenas confirmar aquilo que eu iria dizer aqui em tribuna. Essa lei do cardápio seletivo para diabéticos não está funcionando há tempo em Capivari. Então fiz um requerimento para saber por que não funciona, qual o cardápio e por que não está sendo respeitada” disse.
O Dia da Diabetes, em 14 de outubro, inspirou o vereador Dr. Gillys, que sempre preocupado com a qualidade de vida da população de Capivari, e ainda, para sanar a falta do programa no município, está propondo no Legislativo, um projeto de lei que amplia a eficácia do programa na prevenção e combate à diabetes entre crianças e adolescentes. Dr. Gillys explica que o programa é muito importante. A doença exige cuidados especiais com a alimentação por toda a vida.
O vereador comenta que estudos mostram que no mundo todo existem inúmeras crianças com Diabetes. A doença não cuidada com toda atenção pode levar à morte. Dr. Gillys propõe que seja feito um programa de prevenção com crianças e adolescentes da rede pública escolar, orientando sobre esse mal, que afeta inúmeras pessoas no mundo todo. “Hoje, a cada dia, 200 crianças têm diabetes do tipo 1 no mundo. No Brasil, um estudo aponta que isso acontece nas escolas públicas. E quem tem crianças ou adolescentes em casa, com diabetes, sabe do que estou dizendo. Isso pode ocasionar a morte. Nós estamos trabalhando um programa de prevenção e controle de diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas creches e demais estabelecimentos da rede municipal”, comenta.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?