Capivari

Vereador propõe “um dia sem carro”

O vereador Gillys Esquitini Scrocca (PTB) propõe nesta semana o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal Sem Automóvel. O projeto estará no expediente da próxima Sessão Ordinária, nesta segunda-feira, 30, às 19h30, na Câmara Municipal de Capivari. Ele segue para apreciação do plenário e deverá ser votado dentro de 15 dias.
O projeto prevê a realização do “Dia Sem Automóvel”. O evento será realizado todo dia 22 de setembro, a partir de 2014. Na ocasião, os moradores de Capivari poderão aderir espontaneamente à proposta, usando meios de transporte alternativos, como o coletivo, a bicicleta, a carona ou mesmo a caminhada.
O poder público deverá incentivar a adesão dos motoristas à ideia. Para isso, segundo a propositura, serão usadas campanhas, atividades educativas e culturais.
A implantação do projeto “Dia Municipal Sem Automóvel” chega num momento em que Capivari sente as dificuldades vividas em grandes cidades, como o aumento da frota de carros nas ruas. Hoje, são mais de 32 mil automóveis para uma população de cerca de 50 mil habitantes. Essa marca aumentará. Segundo a Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito de Capivari, dentro de, no máximo, 4 anos, esse aumento provocará a saturação do trânsito nas vias públicas.
A propositura portanto, justifica-se na busca de conscientização para melhor qualidade no trânsito e movimento pela reforma na mobilidade urbana. O tema é atual e muito discutido em todas as esferas da sociedade.
O autor do projeto, vereador Dr. Gillys, acredita que o evento trará mudanças de comportamento. “Promoveremos uma conscientização, para uma mudança de comportamento dos munícipes, estimulando o desenvolvimento de transportes urbanos mais eficientes e sustentáveis”, explica.
Todos os anos, em 22 de setembro, Dia do Trânsito, também é realizado o Dia Mundial Sem Carro. Esse movimento começou no final do século passado, espalhou-se pelo mundo e, a cada ano, ganha mais adeptos. Trata-se de um movimento de reflexão sobre as consequências desastrosas do excesso de carros nas cidades, especialmente, nos grandes centros urbanos. O Dia Mundial Sem Carro, que vai ganhando força com a adesão de pequenos municípios, como será o caso de Capivari, é um convite ao uso mais constante de transportes sustentáveis. Dentre eles, a bicicleta ainda é o preferido. No Brasil, as discussões miram a busca de maior qualidade e eficiência no transporte coletivo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?