CapivariNotícias

Vereador propõe campanha de conscientização contra cinomose

31/08/2015

Vereador propõe campanha de conscientização contra cinomose

Segundo veterinário, doença leva à morte 95% dos filhotes e 80% dos animais adultos; apesar disso, vacina em cães não é obrigatória
campanha-vacinao-cinomose
Mateus Scarso defende a criação de uma campanha a favor da
vacinação contra cinomose (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI | Com o objetivo de implantar uma forte campanha de conscientação pela vacinação de cães contra cinomose, o vereador Mateus Scarso (PMDB) criou o Projeto de Lei nº 27/2015, que irá para a votação nas próximas sessões, na Câmara de Capivari. Ele disse esperar apoio dos demais vereadores para a aprovação do projeto. “Só vamos conscientizar se fizermos campanhas maciças”, diz.

A cinomose é causada por um vírus e acomete os cães. Provoca danos neurológicos e pode levar à morte ou deixar sequelas. Os sintomas são: perda de apetite, febre, vômito, diarreia, falta de coordenação e apatia. Apesar disso, por não ser considerada uma zoonose, uma vez que não é transmitida ao ser humano, a vacinação contra a doença não é obrigatória e está excluída das políticas públicas na área da saúde animal.

O veterinário Juarez Cavachinni explicou que a doença, de alta contaminação, leva à morte 95% dos filhotes e 80% dos animais adultos. Nos 20% restantes, dentre os adultos, sobram sequelas para o resto da vida. Para o veterinário, por não se tratar de uma zoonose, a obrigatoriedade da vacinação se torna inviável, sobretudo porque o medicamento é caro e deve ser aplicado anualmente.

“Por não ser uma zoonose, é complicado para os municípios instituírem a obrigatoriedade da vacinação (…), o que torna necessário, do meu ponto de vista, a implantação de campanhas educativas para conscientizar proprietários de cães e veterinários que os atendem a acompanharem rigidamente suas carteiras de vacinação, aplicando as doses anuais necessárias à prevenção da doença.”

Mateus Scarso disse considerar que sua iniciativa é “de grande relevância social e emocional”, uma vez que, hoje, os cachorros são quase considerados parte integrante da maioria das famílias em todo o país. “Precisamos conscientizar a todos da importância de vaciná-los corretamente, a fim de evitar uma doença fatal ou que deixa danos irreversíveis, como é a cinomose”, lembra o vereador.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?