Capivari

Vereador Valdir cobra estudos sobre impactos da Comgás à rede de esgoto

Para Valdir da Farmácia, abertura de dutos pode trazer prejuízos futuros

O vereador Valdir Antônio Vitorino (PDT) cobrou estudos sobre os impactos da abertura de dutos da Comgás (Companhia de Gás) sobre a rede de esgoto do município. A cobrança aconteceu durante sua fala na Tribuna Livre, na 35ª Sessão Ordinária do Legislativo, na segunda-feira, 30, no plenário da Câmara Municipal de Capivari.
Para o vereador, essas aberturas de dutos feitos pela Comgás para a canalização do gás natural podem causar danos às redes de água e de esgoto. Ele comenta, que, ao contrário da rede de água, onde o problema é percebido pelo corte no abastecimento, problemas na rede de esgoto só serão percebidos futuramente. “Só se percebem problemas com a rede de esgoto quando uma casa cai, um muro cede ou outros acidentes acontecem com os imóveis. A partir daí, além da falta de segurança para os munícipes, observamos processos judiciais contra o município e mais precatórios”, ressalta.
O vereador Telêmaco Tonetti Borsari (PDT), autor da lei 4195/2013, que obriga concessionárias ao reparo de danos nas vias públicas, pediu uma parte na fala de Valdir. Ele lembrou que a obrigação não está sendo cumprida. Aproveita e requer do executivo maior rigor na fiscalização desses problemas.
No início deste ano, em reunião entre representantes do executivo municipal e da Comgás, um dos pontos esclarecidos pela concessionária foi a total responsabilidade desta quanto aos reparos por danos nas vias públicas. A gerência da concessionária, naquela ocasião, garantiu que todo o reparo já estava sendo providenciado.
Valdir da Farmácia lembra que a população pode contribuir com a administração pública, denunciando estragos provocados pelas concessionárias de serviços na cidade. O vereador afirma que entrará com requerimento na Câmara Municipal para cobrar oficialmente esses estudos junto à Prefeitura Municipal de Capivari.
O gás natural encanado tem uma rede de mais de 50 Km, de Campinas a Capivari. Atenderá inicialmente as empresas da cidade. No final de agosto, o abastecimento começou na chinesa CPIC Fibras de Vidro. Outras empresas já estão em negociação e, segundo a concessionária, Rigitec e Microsal serão as próximas empresas abastecidas pelo gás encanado pela Comgás.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?