Capivari

Vereadora busca recurso para manutenção de área de educação ambiental em Capivari

Vereadora conhece formigário

Gil visita Fazenda Santo Antônio e afirma: “O CEA precisa de incentivo para que nossas crianças tenham um local de educação e lazer”

A visita da vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM) à Fazenda Santo Antônio, na manhã de sexta-feira, 20, mostra que o local, altamente visitado por grupos de terceira idade, estudiosos e escolas, precisa de incentivo do poder público para sua manutenção.
Administrada por Maria Aparecida Pacheco Borba, neta do fundador Antônio Dias Pacheco, a Fazenda Santo Antônio abriga o Centro de Educação Ambiental (CEA) que conta com um borboletário, um formigário, instrumentos de medição, como o relógio do sol, a biruta e o pluviômetro, espaços para recreação, esporte e lazer, incrementados por uma trilha no pequeno trecho de Mata Atlântica, um misto de aprendizado e aventura, que está à disposição dos visitantes. Toda essas estrutura tem um custo mínimo mensal de cerca de R$ 38 mil.
O CEA é um importante instrumento de Educação Ambiental, que tem atraído a visita de grupos escolares de outras cidades. A proprietária da fazenda relata que os grupos da terceira idade visitam o local constantemente, assim como as escolas que têm locais de aprendizado, diversão e práticas esportivas.
Para a vereadora Gil do Pastel, o incentivo do município à manutenção do CEA é importante para a educação de crianças e jovens, além de ser um lugar onde famílias podem se reunir para um final de semana saudável, em contato com a natureza. Ela diz que junto com o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) e o vice Vitor Hugo Riccomini (PTB), já estão estudando as formas legais de subvenção e incentivo à manutenção da fazenda. “Acredito que o município, por meio da Secretaria de Educação, poderá destinar recursos públicos ao local, além de incentivar a visita das escolas e estudos sobre o meio ambiente”, enfatiza. A vereadora acrescenta: “O CEA precisa de incentivo para que nossas crianças tenham um local de educação e lazer.”
Moacir Fernando de Campos, que auxilia na administração do CEA, acha muito importante a participação do poder público nos trabalhos de educação ambiental que se desenvolvem na fazenda. Para ele, ganham todos, o município, o meio ambiente, a educação e principalmente, as crianças de Capivari.

Vereadora Gil e a proprietária da Fazenda

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?