Capivari

Vereadora Paloma apresenta requerimentos sobre brinquedos adaptados e exames de mamografia

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Serão votados na segunda-feira, 17, durante a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Capivari, os requerimentos nº 306/2021 e nº 307/2021, de autoria da vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP).

No primeiro, a parlamentar pede que a prefeitura informe se existem estudos ou projetos para a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência no Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli” e na Praça Central.

Na justificativa do documento, a vereadora diz que, mesmo assegurado pela Constituição Federal, que diz que “todos têm direito ao lazer”, a maioria dos brinquedos instalados em parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não possuem deficiências, como é o caso de Capivari.

Vale ressaltar que o município tem uma lei (nº 4557/2014) que prevê que os parques de diversões, públicos e privados, adaptem no mínimo 5% de cada brinquedo para o uso de pessoas com deficiência.

O outro requerimento traz questionamentos em relação ao exame de mamografia, em que a vereadora quer saber quantas mulheres fazem anualmente o exame de mamografia, qual valor gasto nos últimos doze meses para levar as mulheres para outros municípios para fazerem o exame e se a Secretaria Municipal de Saúde já fez um levantamento de quanto custa uma máquina de mamografia.

“Às vezes fica mais caro transportar as pacientes do que adquirir uma máquina e passar a realizar os exames na cidade. Sem contar que seria bem mais cômodo para as mulheres também”, justifica Paloma.

Botão Voltar ao topo
Skip to content