Capivari

Vereadores aprovam 20 PL’s durante a 18ª sessão ordinária

Flávio Carvalho presidiu a última sessão ordinária no Palácio 10 de Julho (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

Presidida pelo primeiro-secretário da mesa diretora, vereador Flávio Carvalho (PSDB), a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Capivari aconteceu na noite de segunda-feira, 4, na Sala das Sessões do Palácio 10 de Julho.

De autoria do vereador Nelson Soares (PR), a Moção de Congratulações n.º 15/2018 homenageou todos os pastores, em comemoração ao Dia do Pastor (Lei Municipal n.º 3386/2008), através do Pastor Joel Pinto da Silva.

Soares indicou ao Poder Executivo que o setor competente providencie os serviços de manutenção de iluminação pública, efetuando a troca de lâmpadas queimadas em toda extensão da rua França, bairro Santo Antônio (Indicação n.º 137/2018).

Na Tribuna Livre falaram os vereadores Valdir da Farmácia (PSL), Mateus Scarso (MDB), Eliseu Serrano (PR), Jurandir Pinheiros dos Santos “Binga” (PSL), Gamaliel Lourenço de Souza (PTN), Guacyro Justino Alfredo (DEM), Nelson Soares (PR) e Flávio Carvalho (PSDB).

Em seguida, os vereadores aprovaram em regime de urgência, na Ordem do Dia e em bloco, os projetos de lei nº 83 ao 103. Todos os projetos dispõem sobre adequações orçamentárias.

A 18ª Sessão Ordinária contou com transmissão ao vivo pela Rádio Cacique AM, Ícone TV e Jornal O Semanário Regional, além do canal da Câmara Municipal no Youtube.

Estradas rurais

O vereador Valdir Antonio Vitorino falou em seu momento de Tribuna Livre, sobre necessidade de melhorias para as estradas rurais de Capivari. Ele citou e pede inclusive, melhorias na estrada que passa em frente à Cooperativa dos Fornecedores de Cana, localizada no bairro Coriolano.

Valdir da Farmácia pede atenção especial à região residencial próxima à antiga linha férrea, no bairro Padovani, e no bairro Santa Teresa d’Ávilla. Segundo ele, existem locais, como o final da rua 12, onde não há asfalto e os moradores sofrem com a poeira. “É obrigação do Poder Executivo dar melhoria nas estradas da cidade e faço essa indicação para que haja melhorias nesses locais, onde por falta de manutenção, de um simples cascalhamento, há sofrimento para aquela população local, que acaba ficando doente, com gripe e problemas respiratórios decorrentes da poeira”, comenta.

Exames

Vitorino voltou a cobrar da Prefeitura Municipal de Capivari, a realização de exames de diagnóstico solicitados pelos médicos especialistas aos pacientes da saúde pública municipal. O vereador enfatizou a necessidade de providências para que os pacientes possam fazer exames com mais agilidade. “Pedi novamente o requerimento solicitando quais são os exames de alta complexidade mais solicitados pelos médicos da rede pública e que estão demorando demais para serem executados e quando se pede um exame é porque o médico já desconfia de um diagnóstico e precisa de sua confirmação e a Prefeitura tem que buscar meios para que esses exames sejam realizados”, comenta.

Para agilizar a realização de exames, o parlamentar sugere a contratação de exames em regime de mutirão. “Exames como ressonância, cintilografia, por exemplo, estão demorando demais para serem realizados e acredito que a Prefeitura tem que buscar meios e recursos para que esses exames sejam realizados, bem como estudem a possibilidade de fazer esses exames em regime de mutirão, como foi feita a cirurgia de catarata”, fala.

Nesta semana o vereador novamente encaminhará ao Poder Executivo requerimento solicitando a lista de exames mais solicitados. “A prefeitura precisa agilizar a realização dos exames para que os pacientes possam ter diagnóstico e se necessário iniciar seus tratamentos em tempo”, disse.

‘Empresa Amiga do Jovem’

O vereador Mateus Scarso (MDB) afirmou que estuda propor o Projeto de Lei que cria o título “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente”. Em sua fala na Tribuna Livre, o parlamentar explicou que o objetivo do título é incentivar as empresas a contribuírem com programas sociais, contratando jovens e adolescentes na modalidade de “aprendiz”.

Scarso destacou a importância da inserção dos jovens e adolescentes no mercado de trabalho, amparados com todas as garantias trabalhistas previstas no Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal. “O objetivo do projeto é incentivar as empresas da nossa cidade a contratar o jovem aprendiz, dentro de toda a regulamentação legal trabalhista”, diz.

Segundo ele já existem recursos disponíveis que poderão auxiliar a Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Capivari. “Temos a parceria com o CIEE que poderá nos auxiliar e conversarei com o prefeito e com o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Emprego, para ter seu apoio e também estudarei com o diretor jurídico da Câmara para saber a viabilidade de implantação do projeto e incentivar os nossos jovens a trabalhar por meio de caminhos legais que o favorecerão a conquistar o seu primeiro emprego”, enfatiza.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?