DestaquesRafard

Vereadores aprovam e entregam moções

Sessão extensa contou com entrega de homenagens à diversos grupos e pessoas que contribuíram com ações de combate à enchente

A Câmara Municipal de Rafard realizou a segunda sessão ordinária do ano, na terça-feira (22). O plenário ficou cheio, devido à entrega de quatro moções de congratulações à grupos e pessoas que prestaram algum serviço relevante no município.

A primeira homenagem entregue foi destinada ao governo municipal. Representado pelo prefeito Fábio dos Santos, os vereadores Luis Fernando Zape e Alexandre Ferraz Fontolan entregaram a moção de congratulações 01/2022, destinado aos integrantes da Defesa Civil, diretoria coordenadoria do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Promoção Social e demais voluntários, pela atuação e ações em prol da população atingida pelas enchentes do Rio Capivari.

Equipe do governo municipal recebe moção pelas ações de apoio às famílias atingidas pela enchente (Foto: Túlio Darros)
Equipe do governo municipal recebe moção pelas ações de apoio às famílias atingidas pela enchente (Foto: Túlio Darros)

Outra moção de autoria do vereador Zape, de número 02/2022, foi entregue ao Conselho de Pastores de Rafard (COPAR). Eles foram representados pelo presidente, Pastor Celso Ricardo Leme, em reconhecimento às ações de arrecadação de alimentos e outras necessidades, posteriormente destinadas às famílias que residem no bairro da Bomba e sofreram com as cheias do rio.

Membros do Conselho de Pastores de Rafard (COPAR) receberam moção pela arrecadação de alimentos destinados às famílias atingidas pela cheia do Rio Capivari (Foto: Túlio Darros)
Membros do Conselho de Pastores de Rafard (COPAR) receberam moção pela arrecadação de alimentos destinados às famílias atingidas pela cheia do Rio Capivari (Foto: Túlio Darros)

O presidente do Moto Clube Rafard, André Luís Estanislau (Polézio), esteve presente na sessão para receber a moção de congratulações 03/2022, de autoria do vereador Zape. Em parceria com o Moto Clube Horus 68, Maniac Car e Grupo Irmãos da Rodagem Rafard (GIR), eles são responsáveis pelo projeto Natal Feliz e tiveram grande contribuição na doação de alimentos e donativos às famílias que tiveram as casas atingidas pela enchente.

Representantes de clubes e do projeto Natal Feliz também receberam moção pelas ações nas enchentes (Foto: Túlio Darros)
Representantes de clubes e do projeto Natal Feliz também receberam moção pelas ações nas enchentes (Foto: Túlio Darros)

A última moção, de número 04/2022, foi entregue pelo vereador Marcelo da Silva, ao senhor Antônio Servelin, pela criação e conservação de área de lazer próximo ao campo de futebol da Fazenda Itapeva.

Pauta

Os vereadores aprovaram por unanimidade outros dois projetos e um requerimento que estavam na ordem do dia para votação.

O projeto de lei complementar 01/2022, dispõe sobre a criação de cargos para a Diretoria da Educação. Na verdade, segundo explicação do vereador Luis Fernando Zape, esses cargos já existem, mas precisão ser ampliados, devido o aumento na demanda de alunos na rede municipal de ensino.

A Câmara também aprovou a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente. Por fim, o requerimento 06/2022, de autoria do vereador Zape, foi aprovado por unanimidade. O documento solicita informações sobre o Censo Inclusão no município.

Indicações

Outras oito indicações foram apresentadas pelos vereadores durante a sessão ordinária. Em resumo, os vereadores Rogério Dias Rodrigues e Luiz Antonio Ferreira Brito pedem melhorias no Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, como a instalação de refletores e lixeiras no espaço, reforma do vestiário, limpeza e roçagem da grama no entorno do campo e adequação das torneiras. Eles também indicaram o aterramento da piscina ou adequação para uso dos munícipes.

O presidente do Legislativo, vereador Alexandre Ferraz Fontolan, apresentou três indicações, onde solicita a pintura de faixa de estacionamento 45 graus no entorno da igreja Santo Antônio, nas ruas Paul Madon e Nadalina Pellegrini Lucchi.

Em outra indicação, Fontolan pede a instalação de um painel eletrônico de triagem na sala de espera da Unidade Básica de Saúde, informando senha, médico e cores de urgência.

Ele também sugeriu ao Executivo que estude a possibilidade de construir o velório municipal no novo terreno do cemitério.

O vereador Luis Fernando Zape apresentou três indicações. Uma delas solicita a colocação de lixeiras ao longo da calçada da ciclovia da avenida São Bernardo.

Outro pedido do parlamentar cobra a elevação de altura e pintura de lombada localizada na rua Domingos Ruzza.

Encerrando a pauta de indicações, Zape sugeriu a concessão de benefícios fiscais para as pessoas que participam regularmente das campanhas de doações de sangue.

Padre Vicente Batista de Paiva (Foto: Túlio Darros)
Padre Vicente Batista de Paiva (Foto: Túlio Darros)

Visita

O novo pároco de Rafard, padre Vicente Batista de Paiva, aguardou o fim da sessão para discursar na tribuna. Ele se apresentou aos vereadores, falou sobre a importância da participação na vida pública, união entre as entidades religiosas e o papel dos poderes constituídos em diversas questões. Confira a notícia na edição dessa semana.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?