CapivariSaúde

Vereadores da Comissão Permanente de Saúde se reúnem com a secretária Vladia Guimarães

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

A pedido do vereador Nelson de Sousa Soares (PL), a secretária municipal de Saúde, Vladia Guimarães, esteve na Câmara de Capivari na última quinta-feira, 25, para participar de uma reunião com ele e com as vereadoras Inês Luísa Félix da Costa (PSL) e Paloma Tatiane da Silva (PP) – que são membros da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social.

O principal assunto abordado no encontro foi o contrato de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que a prefeitura tem com o Hospital Unimed. Uma das reclamações que Soares disse receber constantemente de munícipes é de que a prioridade das internações é para os casos da Covid-19, prejudicando os atendimentos das demais especialidades. Vladia explicou que, no mandato passado, Capivari tentou receber leitos de UTI do Governo do Estado de São Paulo para atendimento exclusivo da Covid-19, mas não foi contemplado.

A lentidão no atendimento das consultas de especialidades também foi pauta da conversa e a secretária relatou alguns problemas que a Secretaria vem enfrentando. Um deles é que, segundo ela, em média, 40 pessoas não comparecem no dia da consulta e não avisam antecipadamente sobre a ausência, dificultando assim que a Secretaria encaixe outro paciente. Esse problema leva a outro que é a não atualização dos contatos dos pacientes no banco de dados da Secretaria.

Um pedido feito pelos vereadores, em especial pela vereadora Paloma, é que a Secretaria faça a entrega de medicamentos nas casas dos idosos e das pessoas com deficiência, ou que pelo menos os medicamentos sejam enviados aos postos de saúde dos bairros para facilitar a retirada. A secretária afirmou que vai estudar o projeto, mas ressaltou que, atualmente, a Secretaria de Saúde está desfalcada por conta dos afastamentos de funcionários devido à Covid-19.

Inês questionou a secretária sobre a realização do exame de ultrassom Doppler, pois disse que é bastante procurada por munícipes que precisam fazer esse exame. A secretária explicou que ele é feito somente fora da cidade porque os aparelhos do posto de saúde não conseguem fazê-lo com eficiência.

Sobre a vacinação contra o novo coronavírus, Vladia disse que o município já garantiu a segunda dose para as pessoas que tomaram a primeira.

“Fico feliz em saber que a Secretaria se programou e separou essas doses, isso demostra organização. De forma geral, a reunião foi muito produtiva, nos inteiramos sobre os assuntos da saúde, e a secretária se demostrou aberta às sugestões dos vereadores”, comenta Soares.

A vereadora Inês também achou que a conversa foi muito produtiva. “A Vladia é sempre atenciosa, prestativa e deixou as portas abertas da Secretaria. Esclarecemos algumas dúvidas, porque o setor é muito grande para tratarmos de tudo no pouco tempo da reunião.”

Para a vereadora Paloma, “a reunião foi muito válida, a secretária estava a par sobre todos os nossos questionamentos e foi bem transparente nas respostas.”

No encontro, Vladia adiantou para os vereadores que a Secretaria está trabalhando em dois projetos: um novo local para o atendimento das consultas de especialidades e a reforma do posto de saúde do bairro São João.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?