Capivari

Vereadores de Capivari se reúnem com membros da Associação Unidos pelo Autismo

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Integrantes da Associação Unidos pelo Autismo estiveram na Câmara Municipal de Capivari, na tarde de segunda-feira, 1º, para apresentarem aos vereadores o trabalho desenvolvido pela instituição.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), intermediada pelo vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos), e a exibição foi feita pela vice-presidente da Associação, Antônia Valéria Pereira da Silva Andrade, que possui Autismo leve Asperger.

Entre as inúmeras ações desenvolvidas pela instituição – que nasceu como um projeto composto por mães e autistas em 2019 e, em julho de 2020, tornou-se Associação –, Valéria falou sobre os atendimentos de fisioterapia, cãoterapia e pilates, as oficinas de artesanato e as aulas de letramento digital e os trabalhos de mapeamento cognitivo (desenvolvido em parceria com o Instituto Federal) e de disseminação de informações, por meio de palestras e treinamentos, criação de e-book e podcast.

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Durante sua fala, Valéria exemplificou as inúmeras dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência na sociedade, desde assistir uma aula na escola a conseguir um emprego digno, e cobrou mais apoio do Poder Público. Para ela, faltam políticas públicas que incluam realmente as pessoas com deficiência na sociedade.
Pedido de um local.

A Associação solicitou à Prefeitura de Capivari a doação de um local para que seja montado um Espaço de Atendimento Terapêutico, que oferecerá atendimentos pedagógicos e de fisioterapia, oficinas de artesanato e aulas de informática. Porém, segundo Valéria, a resposta foi negativa baseada na lei nº 173/2020, do Governo Federal, que proíbe contratações em 2021. A instituição alega que essa justificativa não faz sentido, já que eles só precisam do prédio, e não pediram nenhuma contratação ou compra de equipamento.

Por isso, a Associação pediu a colaboração dos vereadores para que reforcem a solicitação ao Poder Executivo. A vice-presidente afirmou que eles já possuem os equipamentos necessários – que estão guardados há bastante tempo e já começaram a se deteriorar – e que o município economizaria com esse espaço na cidade, já que hoje a Prefeitura possui um contrato com a Amai de Itu.

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Além de Du Bombonatti e Ruan, participaram da reunião os vereadores Sandro Modas (PSDB), Inês Luísa Félix da Costa (PSL), Sele Rosada (PSL), Marcos Sabino Fernandes (Podemos), Odésio de Jesus Ferraz (PSDB), Paloma Tatiane da Silva (PP) e Thiago Braggion (PSL).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?