Capivari

Vereadores Denilton e Inês homenageiam Aparecida Benedita Américo de Oliveira com Troféu “Orcine de Toledo”

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

A edição de 2021 do Troféu “Orcine de Toledo” ocorreu na noite de segunda-feira, 17, na Câmara Municipal de Capivari. Por indicação dos vereadores Denilton Rocha dos Santos (MDB) e Inês Luísa Félix da Costa (PSL), a senhora Aparecida Benedita Américo Oliveira foi a homenageada deste ano.

Aparecida foi cozinheira da Santa Casa de Misericórdia de Capivari por quase 25 anos, função que desenvolveu com seriedade e profissionalismo. Além disso, desde 1990 – após fazer uma promessa à Nossa Senhora Aparecida pela cura de um de seus filhos – ela realiza anualmente uma festa no Dia das Crianças, com almoço e distribuição de doces e brinquedos para crianças e jovens. Para isso, conta com doações e parcerias.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

O Troféu Orcine de Toledo foi instituído em Capivari pela lei nº 4.433/2014, criada a partir do projeto de lei de autoria do ex-vereador Flavio de Castro Carvalho. É comemorado em 13 de maio, data da abolição da escravatura, e tem como objetivo homenagear afrodescendentes que prestam relevantes serviços ao município.

“O Troféu Orcine de Toledo vai além do 13 de maio, trata dos 388 anos de escravidão e dos 133 anos pós-abolição em que não houve um projeto adequado para inserir os ex-escravos na sociedade”, declarou Denilton Rocha na cerimônia.

Outro homenageado pelo Troféu é o senhor Orcine de Toledo, que marcou história em Capivari. A vereadora Inês, que é sobrinha do filho de Orcine, falou um pouco sobre o eterno Mocinho:

“Meu grande amigo sempre dizia: ‘a vida é simples, não complique, caminhe com leveza, fazendo a sua parte, sem medo, a sua hora vai chegar’. Seu Orcine era profeta, poeta, músico, professor da vida”.

Por conta das restrições impostas pela pandemia, apenas a família da homenageada Aparecida esteve presente, além de Ursines de Toledo e Jeferson de Toledo, filho e neto do senhor Orcine. O presidente da Câmara de Capivari, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), também participou da cerimônia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?