DestaquesRafard

Vigilância realiza campanha de prevenção contra escorpiões

Celso Cerezer durante busca ativa em uma empresa no Centro da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

A diretoria de Saúde de Rafard, através da Vigilância Sanitária (VISA), deu início à campanha de prevenção contra escorpiões. Segundo o chefe da VISA, Celso Eduardo Cerezer, o objetivo é chamar a atenção dos moradores sobre como evitar a picada do inseto, ou caso ocorra, como proceder nos primeiros minutos após a picada.

Cerezer explica que para evitar a picada do escorpião, o morador não deve acumular telhas, madeiras, tijolos e restos de construção na residência, assim como sacudir antes de usar as roupas e calçados. É muito importante que os moradores também controlem a presença de baratas e outros insetos na casa, pois são os alimentos do escorpião. Antes de dormir também é recomendado que seja inspecionado lençóis e embaixo da cama.

“Se mesmo com as precauções, o morador ainda for picado, recomendamos que lave o local da picada com água e sabão e que procure, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, e se possível levar junto com ele o escorpião para identificação”, orienta o chefe da Vigilância Sanitária de Rafard.

Na sexta-feira, 30, a VISA realizou uma busca ativa em diversos pontos da cidade. “Estamos trabalhando para reduzir o número de escorpião da cidade, mas também pedimos a colaboração dos moradores, pois terrenos e quintais sujos, também representam um perigo a saúde pública”, comenta a diretora da Saúde, Veruscka Correa.

Segundo a VISA, este ano foram registrado apenas dois casos de picada de escorpião, no entanto, é preciso ficar atento ao período de calor.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?