CapivariMombuca

Violeiros de Capivari e Mombuca participam de Concurso de Viola Caipira

Artistas de Capivari e Mombuca estão inscritos no Concurso de Viola Caipira do Programa Juntos pela Cultura 2021. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, que busca fomentar os segmentos artísticos, dos mais variados estilos, em todos os municípios do Estado de São Paulo.

Uma das ações do Programa Juntos Pela Cultura é o Concurso de Viola Caipira, no qual estão inscritos os violeiros Eliel Damasceno Gois, de Capivari, e Giovani Puch, de Mombuca.

Os violeiros e violeiras selecionadas irão participar da edição online do Revelando São Paulo, que acontece em novembro. Tem ainda, a premiação em dinheiro para os melhores classificados.

São ações como esta, de iniciativa dos órgãos dos Governos Estadual e Federal, que estão ajudando na sobrevivência de artistas, como o violeiro Eliel, que teve perdas financeiras significativas com a chegada do coronavírus.

Eliel é professor, proprietário de uma escola de música, em Capivari, formado em viola caipira, violão e guitarra, e trabalha no ramo artístico há mais de 20 anos. Ele conta que teve uma redução de 60% na sua renda mensal, assim que começaram as restrições da pandemia.

violeiros-mombuca-e-capivari-eliel-e-push
Giovani Puch e Eliel Gois participam de concurso de viola (Foto: Divulgação)

“Sou professor da Orquestra de Violeiros de Capivari e de Mombuca. A maioria dos nossos alunos é da terceira idade, ou seja, o grupo de risco, então as aulas pararam. Reduziu também os alunos na escola de música e não tem mais as apresentações em eventos. Nós que vivemos de música e arte estamos numa fase muito difícil”, desabafa o violeiro.

Participar do concurso é para o músico Eliel, uma esperança na divulgação de seu talento musical através do Revelando São Paulo, e uma alternativa de auxílio financeiro com a premiação em dinheiro.

O Programa Juntos pela Cultura, na modalidade Viola Caipira, vai premiar violeiros selecionados com quantias que vão de R$ 2.500 para os 50 violeiros classificados, até prêmios de R$ 15 mil para o 1º colocado entre os 10 melhores violeiros do Estado de São Paulo.

Para participar, os candidatos enviaram vídeos de suas apresentações musicais, que vão passar pelo júri técnico e votação online aberta ao público.

Oficinas

Estão com inscrições abertas as oficinas culturais gratuitas oferecidas em Mombuca pelo Governo Municipal, através da diretoria de Cultura.

As oficinas são de balé, orquestra de violeiros, capoeira e banda marcial. O início das aulas está previsto para julho, mas ainda será confirmada se serão na modalidade à distância ou presencial, por conta da Covid-19.
Para as aulas de balé infantil, com a professora Bia Blota, a idade é a partir dos 2 anos e meio. As aulas serão às quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Haverá turmas no anfiteatro, ao lado da prefeitura, e também no bairro Vila Nova.

Crianças a partir dos 7 anos já podem participar da banda marcial. Haverá aulas aos sábados, segundas, quartas e quintas-feiras, com horários de manhã e à tarde, com o professor Caio.

As aulas de capoeira serão todas as segundas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h, também no anfiteatro. No bairro Vila Nova, as aulas acontecem às sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Já para a orquestra de violeiros, a idade é a partir dos 12 anos. Haverá turmas com horários às 17h, 18h e 19h, todas as quartas-feiras, com o professor Eliel.

De acordo com João Poletti, que coordena os trabalhos no município, as aulas terão retorno gradativo e de acordo com as normas de prevenção à Covid-19.

“Em julho, vamos avaliar o retorno presencial, de acordo com a realidade do município quanto aos casos de Covid-19. Se não for possível, as atividades começam online, vamos retornar com as oficinas, mas sem esquecer da responsabilidade para proteger a todos”.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Múltiplo Uso, em Mombuca, em frente à Delegacia, e no bairro Vila Nova, no CRAS.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?