Marcel Capretz

visão de futuro para melhorar o jogador

Se busco neste espaço discutir o futebol de maneira sistêmica e integrada, sempre respeitando o viés analítico e cartesiano, porém buscando uma visão do todo, vale trazer para a discussão o aspecto mental do jogo.

Sei que o leque desse tema é gigantesco, por isso quero focar em algumas vertentes que se bem trabalhadas podem potencializar jogadores e consequentemente equipes.

O treinador e/ou dirigente que souber incutir uma visão de futuro clara e positiva em cada membro do grupo sairá na frente dos demais. Cada tarefa proposta deve conter um resultado final motivante para ser atingido.

Cada jogo disputado deve ser parte de uma jornada traçada com alvos e objetivos claros a serem alcançados. Isso pode parecer óbvio, já que todos querem ganhar, ainda mais no alto rendimento. Entretanto tenho observado muitos profissionais no ‘piloto automático’, trabalhando cada dia sem saber muito ao certo porque e para onde estão indo…

Outro ponto que pode ser levantado é o sucesso passado de cada um. Picos de performance são difíceis de serem mantidos, todavia todo atleta profissional tem pelo menos uma dezena de vitórias e conquistas que o fizeram chegar ao momento atual. Relembrar esses feitos gera não só emoções positivas como traz para o presente uma energia, um otimismo e uma confiança fundamentais para a resolução dos problemas atuais.

Colocada a visão de futuro ideal e aguçada a confiança com base em conquistas já realizadas, cabe ao gestor compartilhar caminhos, tarefas e atividades que sejam percebidas por todos como de grande valor para se sair do ponto atual e chegar ao ponto desejado. Se esse profissional não apresentar meios práticos de melhorar a todos – individualmente e como equipe – qualquer discurso perderá força e não convencerá.

Falta de conhecimento técnico, treinos monótonos e tomadas de decisão sem muita convicção ainda são frequentes…

Criar uma mentalidade vencedora não é fácil. Compreender e conduzir ao sucesso um grupo com vinte e poucos jogadores não é algo trivial. Por isso também não é trivial ser campeão. É algo para poucos.

Marcel Capretz

Marcel Capretz é radialista e jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pela Fundação Cásper Líbero. [email protected] www.marcelcapretz.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?