J.R. Guedes de Oliveira

Vó Suzana, Capivari e Samba da Vela

Nome completo: Suzana Francelina de Camargo Seixas, 81 anos de idade, nascida na Rua Padre Fabiano, em Capivari, SP. Detalhes biográficos dos mais ricos: formada em obstetriz, enfermagem, licenciatura pela USP, advogacia (com a OAB) e, acima de tudo, cantora e compositora.

Deixou a sua terra natal, ainda com 2 anos de idade, para, com a família, morar num barracão emprestado, lá na capital São Paulo. Depois, com o passar do tempo, a família foi morar na Vila Sônia. Aos 16 anos, perde a mãe aos 18 anos, perde o pai. Começa a estudar intensamente, concluindo, em sua vida 4 (quatro) cursos superiores, inclusive os da USP. Trabalhou em postos de saúde e hospitais de São Paulo e grande região.

Tornou-se conhecida pela música, quando se incorporou ao grupo Samba da Vela e apresentou a sua primeira composição “Prá Vela não se Apagar”, gravada pelo Quinteto Branco e Preto.

vo-suzana-samba-da-vela
Foto: Reprodução Internet

Num seu depoimento que nos prestado, assim ela se expressou sobre a sua vida de luta e de vitórias:

“Trabalhava dividindo meu tempo entre atenção a pacientes, e em dar aula, como não era professora e sim bacharel, eu fui fazer licenciatura tendo concluído a licenciatura em 1987. O último curso de nível superior que cursei foi o de Direito no Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo, concluído em 2015. Sempre cantei, pois meu irmão era professor de violão e nos ensinava a cantar, assim eu cantava na escola desde o primário e na faculdade, compunha algumas coisas mas não tinha onde mostrar, cantava só para os familiares, somente quando conheci o samba da vela há dezoito anos, eu tive chance de mostrar algumas composições, a primeira que eu mostrei “”Quando a Vela Se Apagar” foi gravada pelo Quinteto Branco e Preto e também pelo 1º CD do samba da vela. Atualmente tenho 19 sambas que entraram para o caderno do Samba da Vela”.

Pela internet, temos visto algumas de suas apresentações e com que louvor vem se dedicando ao samba, enriquecendo as fileiras de cantores e compositores do país.

Vó Suzana, como carinhosamente é tratada, nasceu em 19 de outubro de 1938, filha de Benedito Braz e Isabel Fortunato de Camargo. Tem 7 filhos. Exerce um encanto especial ao cantar as suas músicas no Samba da Vela.

jr-guedes-de-oliveira
Escritor J.R. Guedes de Oliveira (Foto: Divulgação)

ARTIGO escrito por J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?