DicasPets

Você está preparado para ter um cãozinho?

Imagem ilustrativa

Veterinário dá dicas de como preparar a casa para receber um filhote

A chegada de um cãozinho na família traz muita alegria e todos ficam ansiosos para o tão sonhado momento. Mas para que isso aconteça da forma mais agradável possível, tanto para o cão, quanto para seus tutores, é preciso estar ciente que serão necessárias algumas mudanças na residência e na rotina dos envolvidos, principalmente se o cãozinho for um filhote.

Para quem será anfitrião de primeira viagem, listamos algumas dicas de como receber seu novo amigo, garantido todo cuidado, conforto e segurança que ele merece.

Cantinho da comida

Como é tudo novo para o cãozinho, é ideal que escolham um local da casa para que ele faça suas refeições. Neste espaço, é preciso deixar água disponível o tempo todo, pois sempre que sentir sede, saberá onde encontrá-la. Filhotes e idosos devem ter pelo menos três refeições ao dia e, os adultos, duas refeições é o mais indicado. Portanto, é preciso adequar a rotina dos tutores, para que as refeições sejam oferecidas com esta frequência. Opte por alimentos que tragam na fórmula opções naturais e ingredientes frescos (carnes e vegetais), pois isso garantirá melhor aproveitamento do cãozinho, com uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais.

Cantinho das necessidades

Nos primeiros dias, prepare um ambiente da residência para que o cãozinho possa fazer as necessidades, por exemplo, a área de serviços, com jornais ou fraldas descartáveis. Uma vez que ele fizer a primeira necessidade lá, ele tende a fazer as demais no mesmo local.

Afaste os perigos

Quando um cãozinho chega em um novo ambiente, é normal que ele queira conhecer tudo à sua volta, então, é preciso ter muita paciência e cuidado. Nesse descobrimento, ele vai querer cheirar e morder tudo, principalmente se for filhote e estiver com seus dentinhos nascendo. O ideal é que tire do alcance pequenos objetos que ele possa engolir e proteger áreas de escada, que ofereçam riscos de queda. Assim, seu amiguinho vai ficar em um ambiente mais seguro.

Espaço da soneca

Nos primeiros dias o cãozinho precisa de todo conforto possível, para que se sinta acolhido. O ideal é providenciar um local adequado para que ele possa descansar e dormir. Para isso, você pode fazer uma caminha com uma coberta que não use mais, para que seu amigo fique à vontade em sua nova casa.

Não o deixe sozinho por muito tempo

Os cães adoram a companhia de seus tutores e, especialmente nos primeiros dias, isso fará com que se sintam bem recebidos. Um filhotinho tem mais necessidades que um cão adulto, portanto, será preciso dedicar mais tempo a ele. A companhia do tutor e as brincadeiras deixarão seu cão muito mais feliz.

Veterinário e vacinas em dia

Todo cãozinho precisa de um acompanhamento veterinário, seja filhote ou adulto. É importante ter um profissional ou uma clínica de sua confiança, para garantir que ele esteja com sua saúde e vacinas sempre em dia.

Prepare-se financeiramente

É preciso ter em mente que um cão é uma vida, o que requer algum planejamento com gastos. Alimentação, medicamentos, vacinas, brinquedos, banhos, tudo isso deve ser contabilizado e planejado, pois é preciso ter essa condição para manter o cãozinho saudável. Eles vivem, em média, 15 anos, então é necessário estar preparado para todas as fases, para que seu amigo tenha todo o cuidado a cada nova etapa.

René Rodrigues Júnior é médico veterinário da Fórmula Natural, linha de produtos da Adimaxpet, fabricante de alimentos para cães e gatos.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar