Rubinho de Souza

15 de Novembro – Proclamação da República

Dia 15 de novembro, é celebrado o feriado nacional em comemoração ao dia da Proclamação da República.
Foi no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império que ocorreu a Proclamação da República Brasileira, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca (foto), instituiu um governo provisório republicano.

Com a Proclamação da República, o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro Presidente do Brasil.
A organização da república tomou forma quando foi promulgada uma nova Constituição no ano de 1889.

Há exatos 134 anos, o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1°, que derrubou a monarquia e instaurou a República.

Dizia a Lei: “Fica proclamada provisoriamente e decretada como a forma de governo da nação brasileira — a República Federativa”, diz o artigo primeiro do decreto assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e outros no dia 15 de novembro de 1889. O documento também alterou o nome do país, que oficialmente passou a se chamar “Estados Unidos do Brasil”. Apenas em 1968, o Brasil ganhou seu nome atual: República Federativa do Brasil.

O movimento que derrubou a monarquia foi liderado por militares, que se encontravam insatisfeitos com a Coroa representada pelo imperador Dom Pedro II.

15 de Novembro -Proclamação da República
15 de Novembro – Proclamação da República

Um dos pontos para entender a insatisfação é a Guerra do Paraguai ocorrida entre 1864 e 1870, quando os militares avaliaram que os seus esforços não foram reconhecidos pela monarquia e reivindicavam melhorias. As críticas se intensificaram e os militares passaram então a demandar maior participação no governo.

O Brasil que já vivia uma crise econômica, com a guerra teve um impacto maior nas dívidas contraídas, o que provocou o fortalecimento do exército como instituição e marcou a derrubada da monarquia.

Para além disso, havia uma ascensão de uma elite urbana descontente por não ter representatividade política e por não ver suas demandas atendidas.

Com a queda da monarquia, o Marechal que encabeçou o movimento, se tornou o primeiro Presidente do Brasil, juntando-se ao movimento apoiado por parte da classe política e ex proprietários de escravos, que estavam insatisfeitos com o fim da escravidão, ocorrida um ano antes.

Após a tomada de poder, o país se tornou laico e foi instaurado o presidencialismo como sistema de governo do Brasil.

Após vários presidentes, a data passou a ser comemorada oficialmente como feriado nacional a partir de 1949, quando foi promulgada a Lei Federal de número 662, do Presidente Eurico Gaspar Dutra.

Em 2002, a Lei 662 foi revogada pela Lei n.º 10.607/02, que passou a regular todos os feriados nacionais e o 15 de novembro foi incluído na lista de feriados nacionais.

Antigamente…ah! deixa para lá vai. Chega de falar de antigamente. Os tempos são outros, as pessoas também. E eu, cada dia mais amargo…logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?