CapivariMombucaRafard

26% dos eleitores que compõem a 38ª zona eleitoral fizeram o cadastro biométrico

23/06/2017

26% dos eleitores que compõem a 38ª zona eleitoral fizeram o cadastro biométrico

Até o momento, 10.368 fizeram o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Capivari (Foto: Reprodução/Internet)
Até o momento, 10.368 fizeram o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Capivari (Foto: Reprodução/Internet)

Vinte e seis por cento dos 39.636 eleitores que compõem a 38ª zona eleitoral – Capivari, Rafard e Mombuca – fizeram o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral desde outubro de 2015, segundo o Cartório Eleitoral de Capivari.

Capivari registra a maior porcentagem. Dos 28.865 eleitores, cerca de 29% já se garantiram. Em Rafard, apenas 1.406 pessoas fizeram o cadastramento da biometria. Número equivalente a 20% do total de eleitores no município – 7.464.

Já a cidade de Mombuca é a que revela a menor adesão. Apenas 19% dos eleitores, ou seja, 654 pessoas aderiram ao cadastramento. O município tem 3.307 eleitores registrados no Cartório Eleitoral.

De acordo com José Reinaldo de Faria, chefe do Cartório Eleitoral de Capivari, a biometria nesta Zona Eleitoral ainda é facultativa, porém, a qualquer momento pode passar a ser obrigatória, com previsão máxima até 2022. “Quem se antecipar, o dia em que for obrigatória já estará dispensado de fazê-la. A eleição somente será biométrica a partir do momento em que 100% do eleitorado do município estiver cadastrado”, explica.

A identificação biométrica permite que o eleitor seja identificado pela digital, garantindo mais segurança ao processo eleitoral, segundo a Justiça. O processo de cadastramento biométrico leva cerca de 15 minutos e para os eleitores de Capivari, Rafard e Mombuca, devem ser feitos no Cartório Eleitoral de Capivari, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.

Segundo o chefe do cartório, para não enfrentar fila, é recomendável o agendamento, porém, não obrigatório. O eleitor deve comparecer com o RG ou documento oficial com foto equivalente ao RG, título de eleitor (se possuir) e comprovante de residência. “Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não vale para quem vai tirar o primeiro título eleitoral, já que o documento não possui o local de nascimento. Quem já tem título pode levá-lo”, alerta.

O fechamento do cadastro ocorre entre o fim de abril e início de maio de cada ano eleitoral. Em 2018, tem eleição geral no mês de outubro para deputados, governador, senador e presidente da República. Desta forma, os eleitores precisam se cadastrar antes do fim de abril do próximo ano.

A partir de maio 2018, os postos da Justiça Eleitoral só organizam as eleições. Os portadores de títulos não serão atendidos para cadastro de votação ou biometria, por isso, a urgência de ir aos cartórios agora, explica José Reinaldo de Faria.

O Cartório Eleitoral de Capivari está localizado na Rua Dr. João A. Stein, 171, Centro, anexo ao Fórum.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?