CapivariNotícias

Guarda Municipal apreende linhas de cerol durante férias escolares

25/08/2015

Guarda Municipal apreende linhas de cerol durante férias escolares

Uso da linha com cerol em pipas é proibido por lei em Capivari; apreensões também foram realizadas por meio de denúncias
linhas-cerol-guarda-municipal
Patrulhamento que ocorre ao longo do ano foi intensificado durante as férias escolares (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI | A Guarda Municipal intensificou, no período de férias escolares, as rondas para apreensão de linhas com cerol e demais substâncias cortantes. O uso é proibido pela Lei Municipal nº 2.927/2013, e sua desobediência implica “em multa aos infratores, sendo que, em caso dos mesmos serem menores de 18 anos, a multa é aplicada aos pais e responsáveis legais”.

As apreensões foram realizadas também por meio de denúncias. De acordo com o assessor técnico operacional, Marcos Roberto Teixeira, as crianças e adolescentes são abordados e orientados da infração. “Nós os abordamos e pedimos para abaixar as pipas. Também os orientamos sobre os riscos da utilização de linhas cortantes. Logo após apreendemos somente os rolos de linha, sendo que as pipas ficam com eles.”

O cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído utilizada nas linhas de pipas para cortar outras. Esse tipo de substância faz com que a linha se torne uma navalha, causando muitos acidentes fatais. Além disso, outras variações são utilizadas, como o pó de ferro, que pode conduzir eletricidade ao tocar em fios de alta tensão e provocar curtos-circuitos e até a morte de quem solta a pipa.

Atualmente, existe ainda uma nova substância cortante, mais conhecida como “chilena” que é feita de cola de madeira e óxido de alumínio e corta quatro vezes mais do que o cerol. As principais vítimas dessas linhas são os motociclistas, que em caso de acidentes têm alguma parte de seu corpo cortada. O pescoço é a parte mais atingida, o que preocupa, pois é nesta parte que passa a veia jugular onde o sangramento é muito intenso e pode causar a morte em poucos minutos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?