CapivariNotíciasRafard

Infestação de baratas, ratos e caramujos preocupa moradores de Rafard e Capivari

22/04/2016

Infestação de baratas, ratos e caramujos preocupa moradores de Rafard e Capivari

Reclamações sobre as “baratinhas voadoras” estão por todo lugar; com o calor intenso, o aumento destes insetos é cada vez mais comum
Convívio com insetos tem se tornado cada dia maior em Rafard e Capivari (Foto: Reprodução/Internet)
Convívio com insetos tem se tornado cada dia maior em Rafard e Capivari (Foto: Reprodução/Internet)

REGIÃO | Nas últimas semanas, moradores de Rafard e Capivari tem reclamado da infestação de baratas e ratos nas residências. Eles afirmam que com o calor intenso dos últimos dias, o número de insetos e roedores tem aumentado cada vez mais.
Uma das complicações apontadas é o aparecimento das chamadas “baratas de esgoto”, que são grandes e voadoras. Com o calor, elas saem dos bueiros e invadem as casas. “Aqui em casa já apareceu umas baratas enormes que saem dos bueiros aqui perto. É preciso limpar os bueiros e tirar os entulhos das ruas para diminuir os ratos e baratas”, disse a analista de laboratório, Luana Cardoso (28), moradora do bairro Jardim Ana, em Rafard.
Em Capivari não é diferente. Muitos moradores pedem providências da Vigilância Sanitária a respeito da limpeza e dedetização dos bueiros. “Aqui aparecem ratos e baratas. Os bueiros estão entupidos de lixo e entulhos, e com o calor, estes insetos aumentam ainda mais”, afirma a moradora do bairro Porto Alegre, Edirce L. Bonfim.
“Baratinhas voadoras” também tem infernizado a vida das pessoas. Nos últimos dias, nas redes sociais, vários moradores publicaram fotos dos insetos, que aparecem regularmente à noite. “Aqui na escola elas aparecem todo dia, principalmente à noite. Você pensa que são besouros, mas são baratas. Mesmo com tudo bem limpo e desinfetado elas aparecem”, relata a professora Danielle Buch, proprietária de uma escola de inglês em Capivari.

Providências
Procurado pela reportagem d’O Semanário, o Serviço de Vigilância Sanitária de Rafard (VISA) informou que até o momento não registrou reclamações sobre o aumento de ratos e baratas. Questionados sobre a dedetização e limpeza dos bueiros, a VISA informou que a contratação destes serviços é de responsabilidade da Prefeitura, e não houve resposta sobre a previsão para a contratação dos serviços.
A Vigilância Sanitária e a Ouvidoria de Capivari responderam a mesma coisa, que até o momento, não foram protocoladas reclamações referente a baratas, ratos e caramujos. “No momento não há previsão para a realização de limpeza e dedetização de bueiros na cidade”, completou a nota.

Caramujos
Sobre os caramujos, a VISA de Rafard informou que os imóveis infestados são cadastrados e os moradores orientados sobre como fazer o controle destes moluscos.
O caramujo pode transmitir doenças aos animais domésticos e seres humanos, além de destruir hortas e jardins. Em caso do aparecimento nos quintais, o morador deve coletá-los com um saco protegendo as mãos e esmaga-los, para destruir os ovos. Após, deve ser coberto com cal virgem e enterrado em locais que não estejam próximo a nascentes de água.
Já a Vigilância Sanitária de Capivari, orienta que os melhores horários são pela manhã ou ao final da tarde. “Colocar os caramujos coletados num recipiente com água e sal (6 colheres de sopa de sal em um litro de água) e deixá-los cobertos pela água por algumas horas. Para jogar fora, as conchas devem ser quebradas pois podem acumular água e serem colocadas em sacos de lixo. Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias diretamente no solo, que podem contaminar o ambiente. Colocar cal em terrenos baldios e quintais próximo aos muros”, diz a nota.
Segundo a VISA, o excesso de plantas, mato e entulho no quintal serve de criadouro para o caramujo. Frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados e deixados ao menos 10 minutos de molho em solução sanitária ou hipoclorito de sódio (uma colher de chá para cada litro de água). Após, lavar bem antes de consumir.
A Vigilância orienta a população a manter os quintais sempre limpos, colocar o lixo doméstico em sacos ou recipientes fechados, evitar o acúmulo de entulhos, papelão e materiais de construção, que servem de abrigo para o molusco.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?