Capivari

Ambulatório IST/Aids e Hepatites Virais de Capivari é referência regional

02/02/2018

Ambulatório IST/Aids e Hepatites Virais de Capivari é referência regional

CAPIVARI | O município de Capivari conta com um Ambulatório de IST/Aids e Hepatites Virais que tem como objetivo garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus do HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites B e C, promovendo o acesso a procedimentos, diagnósticos, medicamentos e tratamento adequado.

Em 2016, o Ambulatório se tornou SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e, com isso, Capivari tornou-se referência em tratamento para os municípios de Rafard, Elias Fausto e Mombuca. No local, os pacientes podem contar com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, e /ou outras especialidades.

Os tratamentos são realizados com medicamentos específicos para cada IST (Infecção Sexualmente Transmissível, bem como exames e acompanhamento médico.

Gestantes

As mulheres grávidas em que são identificadas algum tipo de IST no Pré-Natal são encaminhadas para o Ambulatório, onde recebem a medicação e passam por exames de Carga Viral e CD4 durante a gestação para evitar a contaminação do bebê. Durante o parto também recebem a medicação e a criança toma um xarope e recebe acompanhamento no Ambulatório por 18 meses. Posteriormente é realizado o exame de HIV, sendo este negativo, a criança terá alta do Ambulatório e a mãe continuará o seu tratamento.

Prevenção

Além de prestar atendimento e acompanhamento das pessoas com IST, Aids e Hepatites Virais, o setor também promove a prevenção por meio de campanhas. Em 2017, a equipe realizou ações no Carnaval e aniversário da cidade com a entrega de folders explicativos sobre as ISTs e distribuição de preservativos.

Também foram realizadas a Campanha da Hepatite, promovida nos postos de saúde, e a Campanha Fique Sabendo que ocorre todo ano na última semana de novembro.

O ambulatório possui parcerias com empresas e também participa da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) quando realiza palestras de prevenção para os funcionários. A equipe ainda promove palestras educativas sobre prevenção para funcionários, pais e alunos, graças a uma parceria com a Secretaria da Educação.

Ações

O SAE (Serviço Atendimento Especializado), conta com: Atendimento Médico; Atendimento com Assistente Social; Atendimento com Psicóloga; Visita Domiciliar para acompanhamento de pacientes; Coleta de sangue (sorologia) para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C; Teste Rápido Diagnóstico para HIV; Teste Triagem para Sífilis, Hepatite B e C; Coleta de sangue para pacientes HIV+; Farmácia própria com farmacêutica; Fornecimento de leite para crianças até 1 ano, filhos de mães soro positivo; Fornecimento de suplementos alimentares para pacientes debilitados; Distribuição de preservativos masculinos e feminino, gel e folder sobre todas as ISTs.

O setor fica localizado na Rua Bento Dias, 265, Centro. O telefone para contato é o 3492-7442.

Carnaval

O Ambulatório de IST/AIDS de Capivari realizará uma ação de conscientização na semana que antecede o Carnaval, de 5 a 9 de fevereiro. Durante estes dias, a equipe distribuirá preservativos e panfletos explicativos sobre IST/AIDS na entrada de alguns estabelecimentos do município.

Confira os locais onde serão dadas as orientações: dia 5 – das 8h às 11h, na Praça Central; dia 6 – das 8h as 11h, no Supermercado Armelim (Nossa Senhora de Fátima); dia 7 – das 8h as 11h, no Supermercado Bresciane 1 (estação) e Supermercado Pare Aqui; dia 8 – das 8h às 11h, Covabra (confirmar) e Supercentro; dia 9 – das 8h as 11h, Bresciane 2 (Rossi).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?