Rafard

Rafard reativa serviço de castração de cães e gatos

13/04/2018

Rafard reativa serviço de castração de cães e gatos

Veterinário explica que castrações deverão ser agendadas com antecedência (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Mais de 20 animais já foram castrados desde março deste ano depois que o Serviço de Vigilância Sanitária, através da diretoria de Saúde da Prefeitura de Rafard reativou o serviço de castração de cães e gatos do município.

O serviço é realizado pelo profissional Gustavo Bertelli de Campos Bicudo, novo veterinário contratado pelo governo municipal, que atende toda semana os proprietários de animais de estimação que desejam realizar o procedimento de castração.

Segundo a diretoria de Saúde, todo cidadão, morador de Rafard que tem interesse em castrar o animal de estimação ou levá-lo para uma consulta, deve se dirigir ao departamento de Vigilância Sanitária, de segunda-feira, das 8h às 17h, e na quarta-feira, das 8h às 12h. O espaço fica abaixo do velório municipal.

Para a castração, Bicudo orienta que é necessário um agendamento prévio. “O animal deverá estar sadio, com idade de seis meses até sete anos, e ter um responsável pelo pós-operatório”, explica.

Parceria

Em fevereiro, em parceria com a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, a Vigilância Sanitária realizou um controle de morcegos hematófagos – que transmitem a raiva em animais, através da mordida.

Segundo Gustavo Bicudo, foi um trabalho preventivo, que capturou alguns morcegos para análise laboratorial no Instituto Pasteur em São Paulo. “Este trabalho de controle de morcegos hematófagos na zona rural é muito importante para combater a doença da raiva que esses animais podem transmitir e garantir a segurança dos rebanhos dos pecuaristas”, explica o veterinário.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?