DestaquesRafard

IBGE lança processo seletivo com mais de 2,5 mil vagas para o Censo 2020

IBGE lança processo seletivo com mais de 2,5 mil vagas para o Censo 2020
Reunião apresentou estimativas e cobrou a participação da sociedade (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu no dia 25 de setembro, inscrições para o processo seletivo simplificado. São 2.658 vagas de nível médio, sendo 1.343 para coordenador censitário subárea e 1.315 para agente censitário operacional.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro de 2019 e podem ser feitas no site da FGV Projetos (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER). 

Para a vaga de coordenador, as retribuições mensais serão de R$ 3.100,00. Já para o agente, o valor é de R$ 1.700,00.

Mais informações pelo telefone 0800 283 4628 ou pelo e-mail [email protected].

Para ter acesso à íntegra do Edital, CLIQUE AQUI. Confira também o código de ética do IBGE, disponível AQUI.

Atuação

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado de dez em dez anos.

As vagas são destinadas para trabalhar no Censo 2020. Em Rafard, será montado um posto de coleta – a ser definido -, que contará com 1 (um) agente municipal, oito recenseadores e dois supervisores.

IBGE lança processo seletivo com mais de 2,5 mil vagas para o Censo 2020
Dados das estimativas foram apresentados durante reunião na Câmara Municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Reunião

Na tarde de terça-feira (01), a coordenadora de área do Censo, Vanessa Waltrick, realizou a primeira reunião de planejamento e acompanhamento no município de Rafard. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, com a participação autoridades municipais e da imprensa local.

Participaram da reunião, o prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, os vereadores Marco Antonio Brigati, Angela Barboza, Alex Sandro Santos e Fabio dos Santos, a diretora de Saúde, Veruscka Corrêa, a diretora-adjunta de Educação, Vânia Colombo, o chefe da Divisão de Imprensa, Diego Ulerich, a agente técnico Administrativo e Financeiro da Câmara, Joyce F. F. P. Genesini, e o diretor do jornal O Semanário, Túlio Darros.

De acordo com Vanessa Waltrick, o Censo terá início no dia 1º de agosto de 2020, com duração de três meses, finalizando em outubro do mesmo ano.

“Participar do Censo é um exercício da cidadania. Além disso, as informações colhidas são muito importantes para o planejamento futuro dos municípios”, explica a coordenadora.

A estimativa do IBGE é que, atualmente, Rafard conta com 2.689 domicílios e 9.204 habitantes. A última estimativa era de 9.073 moradores, ou seja, um aumento populacional de 1,4%.

IBGE lança processo seletivo com mais de 2,5 mil vagas para o Censo 2020
Vanessa Waltrick, coordenadora de área do IBGE apresentou dados (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Nova faixa

Rafard está em busca de ultrapassar o número de 10.188 habitantes. Isso é importante para que o município suba de faixa no Fundo de Participação dos Municípios, uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos Municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81.

Anualmente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulga estatística populacional dos Municípios e o Tribunal de Contas da União, com base nessa estatística, publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos Municípios.

A Lei Complementar 62/89 determina que os recursos do FPM serão transferidos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês sempre sobre a arrecadação do IR e IPI do decêndio anterior ao repasse.

“Estamos muito ansiosos para o censo 2020. Somos uma cidade que nos últimos anos vem crescendo muito. Em pouco tempo foram construídas mais de 500 novas moradias e o crescimento populacional também impacta diretamente na vinda de recursos federais”, disse o prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno.

População flutuante

As autoridades municipais acreditam que o número de moradores de Rafard é bem maior do que o número apresentado pelo IBGE.

O reflexo pode ser sentido, principalmente, no número de atendimentos na área da saúde e educação.

“Muitas pessoas vem para Rafard para trabalhar na época da safra e acabam firmando residência no município depois de algum tempo, inclusive, trazendo suas famílias para cá”, disse a diretora de Saúde, Veruscka Corrêa.

No entanto, o IBGE considera esses trabalhadores como ‘população flutuante’, já que residem temporariamente na cidade.

De acordo com Vanessa Waltrick, só são considerados moradores pessoas que residam há mais de 12 meses na cidade.

Região

Em Capivari, a estimativa do Censo 2020 é de 56.080 habitantes e 16.149 domicílios. Já Mombuca, a expectativa é de 1019 domicílios e 3.537 habitantes.

processo seletivo ibge censo 2020

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?