CapivariDestaques

Decreto libera abertura do comércio até as 22h em Capivari

Lojistas podem adaptar horário de abertura das 8h às 22; ACIC anuncia abertura no domingo que antecede o Natal

Os comerciantes e lojistas de Capivari já podem, a partir desta segunda-feira (14), funcionar com duas horas a mais do que o previsto na semana passada.

É que a Prefeitura de Capivari aderiu ao Decreto do Governo Estadual, publicado na última sexta-feira (10), que aumenta de 10 para 12 horas o funcionamento de lojas, shoppings e comércio em geral.

A mudança é vista com otimismo pela Associação Comercial e Industrial de Capivari (ACIC), e deve trazer um pouco mais de ânimo para os lojistas, que preveem uma queda de 17% nas vendas de Natal, comparado ao mesmo período do ano passado.

“Esperamos que as horas a mais de funcionamento possam aumentar as vendas e ajudar os lojistas a recuperarem, pelo menos, uma parte dos prejuízos causados nessa pandemia”, explica Marcos Belini, presidente da ACIC.

Outra boa notícia para Capivari, de acordo a associação, é que o comércio de rua está autorizado a abrir no domingo que antecede o Natal, dia 20 de dezembro.

“Esse foi um pedido da ACIC ao prefeito e ele concedeu autorização para a abertura do comércio no último domingo, antes do Natal. É uma forma de ajudar o comércio e evitar aglomerações”, revela Belini.

Com o novo Decreto, cada lojista poderá escolher o melhor horário de funcionamento no período das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h aos sábados.

O novo horário ampliado não descarta as medidas de segurança e a ocupação máxima de 40% da capacidade no interior das lojas. As doze horas de funcionamento não se aplica a bares e restaurantes.

Bares e restaurantes

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a redução do horário de funcionamento de bares. De acordo com o Decreto n° 7.122/2020, os bares que antes podiam funcionar até às 22h, deverão fechar às 20h. Os restaurantes e lojas de conveniência poderão continuar abertos até 22h, mas deverão parar de servir bebidas alcoólicas às 20h. É permitido apenas seis pessoas por mesa, com capacidade limitada de 40% da lotação máxima.

O uso de máscara é obrigatório, é recomendado o uso de álcool em gel 70% e distanciamento de no mínimo 1,5m entre as pessoas.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?