Capivari

Secretaria de Desenvolvimento Urbano visita ecopontos em Itu buscando modernas soluções para o descarte de resíduos sólidos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Nesta sexta-feira, dia 28, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Bruno Sampaio, esteve com a sua equipe técnica em Itu, para conhecer os Ecopontos da cidade.

A visita foi em busca de novidades e soluções modernas para o descarte de resíduos sólidos, já que Capivari possui dois ecopontos, um no bairro Castelani e outro no Sgariboldi.

Os Ecopontos são locais adequados, controlados e operados pela Prefeitura onde os cidadãos podem levar gratuitamente resíduos de entulhos, móveis e podas de árvore.

O volume permitido é de até 1m³ o que corresponde a uma caçamba de pick-up pequena. Itu tem oito ecopontos que funcionam de segunda a sábado.

O Secretário Bruno pontuou que a gestão dos resíduos sólidos tem se tornado um expediente cada vez mais importante no contexto econômico da sociedade. A ineficiência na gestão dos resíduos sólidos tem causado problemas de ordem social (associado à pobreza), e ambiental (contaminação do solo, do ar e da água), com reflexos econômicos para a sociedade em geral.

“Por se tratar de uma situação estrutural de ordem local, equacionar os problemas causados pela degradação ambiental provenientes da complexa destinação final dos resíduos sólidos tem sido o maior desafio dentro da gestão.

Por isso buscamos conhecer o trabalho que é realizado em outras cidades a fim de implantar melhorias em nosso município. Agradeço ao pessoal de Itu que nos abriu as portas e pôde contribuir com esse processo”, destacou.

Os ecopontos de Capivari ficam situados no final da avenida Demétrio Girardi, no Sagriboldi, e na avenida José Bernardo Duppret, nº 375, no Castelani. No momento, o Ecoponto do Castelani está fechado para manutenção, sendo aberto no próximo dia 31.

Confira os tipos de materiais que podem ou não descartados:

Permitidos
Resíduos de Construção Civil (entulhos)
Eletroeletrônicos
Móveis Velhos
Podas de Jardim
Eletrodomésticos
Madeiras
Recicláveis

Não permitido
Grandes volumes de Chácaras e Condomínios
Materiais Hospitalares
Resíduos Industriais
Graxas e óleos
Lâmpadas Fluorescentes
Lixo doméstico

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?